JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 7 de junho de 2011

ROLÂNDIA - TEATRO NA PRAÇA - SÁBADO - 11 HORAS

IMPERDÍVEL

(FOTO By FARINA)


Recebi o seguinte e-mail de Junior Romanini, Diretor de Teatro da Secretaria de Cultura de Rolândia, pedindo a divugação da seguinte peça teatral.

 Teatro é atração na Praça Castelo Branco
 
 Cia teatral de Londrina traz para Rolândia a peça “Homens Livres”, discutindo de forma divertida, o conceito de liberdade.

A Cia. Teatro de Garagem traz para Rolândia o espetáculo de rua "Homens Livres", neste sábado, 18, às 11 horas, na Praça Castelo Branco, no centro.

O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Cênicas para Rua 2010. Nas últimas semanas a peça vem sendo apresentada em diferentes cidades da região, já passando por Londrina, Ibiporã e Cambé.

Os atores-criadores da peça discutem o conceito de liberdade. Eles trabalham com a linguagem do teatro de rua, constituindo-se de um trabalho de colagem e criação coletiva, partindo de textos dos próprios atores e de diversos autores. O espetáculo nasceu como uma intervenção, em 2009, vindo desde então sendo alterado e recriado pelos atores-dramaturgos.

Seguindo este sonho de liberdade, que significa para cada homem uma necessidade coletiva e particular, seguem os Homens Livres e seu Cabo a “trilha da liberdade”, decretando-se incumbidos da tarefa de livrar os homens das “algemas” sociais e morais que os atam. Essa tarefa se evidencia quando entra em cena o Escravo, personagem que acrescenta mais incoerências à noção de liberdade, e que será o contraponto à posição dos homens livres.

Cia Teatro de Garagem
O grupo atua desde 2006 na cidade de Londrina e nasceu, como o próprio nome já sugere, num espaço alternativo, fora do "palco no alto" e do sistema tradicional de cadeiras bem ordenadas do edifício teatral. Traz como proposta, explorar os incontáveis espaços onde o teatro pode acontecer, através de suas pesquisas estéticas. Há algum tempo defende uma proposta coletiva de criação e produção teatral, e essa idéia continua sendo bastante explorada na peça Homens Livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário