JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

DILMA FOI FALSA E HIPÓCRITA SEGUNDO COMENTARISTAS


A recente fala da presidente Dilma Rousseff perante líderes da União Europeia, oferecendo ajuda para combater a crise e advertindo contra ajustes fiscais muito severos no continente, "soou irreal e hipócrita", segundo artigo publicado na última terça-feira (4) pelo Financial Times.

O artigo ironiza o fato de um país conhecido por seu "incômodo e pesado" sistema tributário advertir a UE contra "impostos restritivos". E cita a proposta do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de propor um "pacote de resgate dos Brics" para a zona do euro.

"O problema é que ele esqueceu de consultar outros países dos Brics, como a China, que detém a maioria das reservas em moeda estrangeira do bloco. Até seus compatriotas se surpreenderam com a ideia de que o Brasil poderia resgatar países como a Itália, que tem um PIB per capita três vezes maior que o seu", diz o artigo.

O texto também diz que Brasília criticou o protecionismo apenas uma semana antes de elevar o IPI para carros importados. Ainda assim, diz que a "recém-descoberta voz global" do Brasil pode ser um sinal de "maior estabilidade interna".


Este discurso está parecido com aquele personagem antigo da praça: Um mendigo que dizia sempre socorrer o Rockfeller e o Antonio Ermínio de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário