JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CHEIDA PEDE TOMBAMENTO DO BOSQUE DE LONDRINA

BONDENEWS



O deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), protocolou nesta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa do Paraná, um projeto de lei que quer fazer o tombamento, como Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Estado, do Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon de Londrina

O projeto tem o principal objetivo, segundo o deputado, de preservar o Bosque diante do projeto, da atual administração municipal, que pretende fazer a abertura de rua Piauí, que passa pelo meio do espaço, para trânsito de veículos. 

A iniciativa quer evitar, ainda, o corte de mais árvores nativas para a viabilização do mesmo projeto. De acordo com Cheida, os fatos estão gerando protestos da população e de movimentos de mobilização, contrários à depredação do Bosque.

Segundo o deputado Cheida o projeto não foi apresentado antes porque tramitava na Câmara Municipal de Londrina iniciativa semelhante, de autoria dos vereadores Rodrigo Gouveia (PTC) e Joel Garcia (PP). "Em função da retirada de pauta da matéria, em Londrina, protocolei hoje o tombamento para garantir, em lei estadual, a preservação do Bosque Central. É preciso parar de vez com a depredação de nosso patrimônio histórico e ambiental ", destacou o deputado. 
Na justificativa do projeto, Cheida salienta que "o Bosque é uma das únicas áreas verdes urbanas, e um espaço único de convivência e lazer na região central. Inutilizar este espaço ou permitir que sejam divididos em dois ou mais bosques, destruirá sua existência. Acabar com sua vida vegetal, ou suas linhas paisagísticas, ou mesmo desvirtuar seu uso é denegrir a imagem da cidade, destruir um local que viu a cidade nascer e crescer. A cidade de Londrina cresceu no entorno do Bosque e hoje na região central é o único remanescente do que os pioneiros de Londrina viram ao chegarem nesta terra tão abençoada". 

"Londrina é a segunda maior cidade do Estado e o Bosque Central um dos símbolos da colonização da pequena Londres. Por isso, o Estado do Paraná ao declarar a área como Patrimônio Histórico, dará o reconhecimento legal àquilo que de fato já o é. Além de garantir o ímpeto de administradores que por ventura queiram desfazer-se desta bela história londrinense", finaliza a justificativa.

O projeto de lei deve passar pelas Comissões do Legislativo Estadual ainda neste mês. Cheida estuda pedir urgência, para que a iniciativa seja votada pelos demais parlamentares o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário