JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

HORTA EM CAIXAS DE LEITE e GARRAFAS PET - HIDROPONIA - HOBBY QUE DÁ SAÚDE


                                                      POR LUIZ CARLOS SILVEIRA

CULTIVO DE HORTALIÇAS EM CAIXINHAS DE LEITE

Considerando que o nosso planeta esta cheio de materiais que podem ser reutilizado.  Achei uma maneira pratica de dar um destino as caixinhas de leite e as garrafas pet.  Reciclando este material no cultivo de hortaliças, através da técnica da hidroponia. Um dos motivos que tornou o projeto possível, é que as caixinhas de leite trazem um revestimento interno de alumínio. O que possibilita, uma vez que o nutriente seja colocado em seu recipiente, criando condições adequadas de temperatura e não evapora com facilidade.

PROCESSO DO CULTIVO

Deve se construir uma estufa ou som brite, não importa o material, desde que seu cultivo não receba sol diretamente, motivo pelo qual, ira queimar as mudas e acelerar o processo de evaporação dos nutrientes. Construir canteiros suspensos, nivelados para que as caixinhas fiquem em nível, alimentando as raízes uniformemente.

PREPARANDO AS CAIXINHAS

Em poder de uma ferramenta que possa precionar a caixinha possibilitando que a fure com a serra copo, este furo deve ser no centro do tamanho da tampa de refrigerante.
O lado da caixinha que deve ser furado é o da emenda, pois ai ela tem maior resistência, quando a planta se desenvolver poderá segurar o seu peso. As astes ou bico por onde tiramos o leite deve ser fechado ( com grampo,fita cola,etc....).

PREPARANDO AS GARRAFAS PET

Corta se a boca da garrafa fazendo um funil, para servir de orientação para as mudas.
Na tampa faz se dois furos para servir de apoio as mudas ( com uma furadeira e uma broca fina) 

SOLUÇÕES NUTRITIVAS

Em toda casa de agropecuária encontramos o kit hidroponia, que são compostos por cinco nutrientes. Cada nutriente deve ser misturado a cinco litros de água; E numerá-los 1,2,3,4,5. Para cada 2 litros de água vamos adicionar (colocar) 10ml de cada nutriente, logo para 10litros de água 50ml de cada nutriente. Este kit é para o preparo de 1000l de nutriente.

CONSUMO

Inicialmente cada caixinha devera ser alimentada com 1/2 litro de nutriente, repondo diariamente 1/8 de litro ou seja 125ml conforme o necessário, não deixando as raízes exposta.
Considerando que em 35 dias já temos hortaliças e consumo de cada caixinha neste período é de 4,875 litros, com este kit da para cultivarmos aproximadamente 205 caixinhas ou 205 mudas.


ASSISTAM ESTE VÍDEO:
http://www.youtube.com/watch?v=DGiJTGQrhQI

ESPERO QUE TODOS APRECIEM E TENHAM UM ÓTIMO CULTIVO.

2 comentários: