JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ONG "MAE" ACIONARÁ PREFEITURA SOBRE DESTRUIÇÃO DO BOSQUE DE LONDRINA

Juliana Leite

A ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE) pretende ajuizar, na próxima semana, uma ação civil pública contra a Prefeitura de Londrina por conta do corte de pelo menos 18 árvores nativas do Bosque Central, realizado na manhã desta sexta-feira (11).
Segundo o advogado da entidade, Camillo Viana, será preciso pedir judicialmente uma intervenção da ação da prefeitura no local. "Não vamos ter saída e teremos que tentar impedir que isso continue ocorrendo", comentou.
Ele ainda comentou que teve acesso a um plano de manejo das árvores do Bosque, elaborado pela Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) após ser autuada anteriormente pelo corte indevido de espécies nativas, que não previa novas retiradas.
"O documento vai ser anexado ao procedimento, pois apenas dita regras de limpeza e manitenção de lá. Não há previsão de corte de nenhuma árvore", comentou.
Outro ponto que está sendo estudado pela Ong MAE é o fato de que a solicitação para a abertura da Rua Piauí, como prevê o projeto de revitalização do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), teria que ter sido remetida à aprovação do Conselho Municipal das Cidades.
"Estão destruindo uma área pública de lazer e não sei se de fato isso vai resolver o problema de trânsito no Centro. Particularmente, eu acredito que não. Teria que ser apresentado um estudo que mostrassem que abrir mão do Bosque seria algo realmente fantástico para o trânsito. Mas isso não foi feito", declarou.
O advogado ainda questionou os recentes ações da prefeitura, que vem retirando espaços públicos sem projetos que justifiquem as ações. "Parece que vão eliminando as coisas, como os banheiros públicos, o coreto no calçadão, por exemplo e as pessoas vão deixando de lembrar disso, de questionar tudo isso", disse.
IAP pede explicações
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) notificou nesta sexta-feira (11) a Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) de Londrina, Secretaria Municipal de Obras e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) para prestar esclarescimentos sobre o corte indevido de árvores do Bosque.
Os representantes deverão comparecer ao escritório regional do órgão na quarta-feira (16), às 9h. Segundo informações da assessoria de imprensa do órgão, não houve solicitação para a retirada das 17 árvores nativas do local. Além disso, a ação da prefeitura descumpriu a portaria nº 225, de outubro deste ano, que diz que o pedido, se fosse feito, também teria que ser publicado no Diário Oficial e nos jornais da cidade
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário