JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ROLÂNDIA - ALUNOS DO COLÉGIO SOUZA NAVES INVENTAM ROBÔ


Colégio de Rolândia participa de Feira de Ciência e Engenharia


Feira de ciência

Foto: Divulgação



Um grupo de alunos do Colégio Estadual Souza Naves, em Rolândia, representou o Paraná na 17ª Feira de Ciência Jovem, uma das maiores do Brasil, que aconteceu no final de outubro em Olinda, Pernambuco.


Os estudantes do ensino médio construíram um robô que foi apresentado no evento. “O mais interessante foi a motivação dos alunos. É muito gratificante participar de eventos como este, representar a escola pública com um trabalho de ponta”, disse Thiago Queiroz Costa, professor de Física.


Feito com materiais de computadores reutilizados e com baixo custo, o robô limpa o chão e, com o uso de sensores, desvia de obstáculos sem a interferência humana. O robô custou R$ 90,00 e o preço comercial pode chegar a R$ 6 mil.

Os alunos Alana Carolina Gomes da Silva, Leonardo Henrique Mendes e Rafael da Silva Marques, são responsáveis pelo projeto que já rendeu prêmios em outras feiras. Em 2010, conquistaram o 1º lugar na categoria Jovem Cientista Feira Anual do Conhecimento Escolar (FACE), realizada no Parque da Ciência e Tecnologia Newton Freire Maia, em Curitiba e em 3º lugar na categoria engenharia, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) que aconteceu em março na Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo.

A realização do trabalho e os consequentes prêmios só foram possíveis com a dedicação dos alunos e apoio ao longo dos anos, de toda a comunidade escolar. “O próximo objetivo é participar das feiras internacionais, e assim divulgar o trabalho sério realizado no Brasil”, concluí Thiago. WWW.EDUCACAO.PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário