JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

REGIME DE CUBA É UMA FARSA

"capitalismo de Estado e miséria para o povo."


Pela reportagem que assisti agora na Globo o povo cubano sofre muito com o regime autoritário e totalitário de Fidel Castro. O salário mensal é de 17 dólares. O leite incluso na ração não dá para 15 dias. O alho é comprado por "dente". O gás, a água e a energia elétrica são racionados. Carros novos só para os funcionários do governo comunista. Gostaria de saber se José Dirceu, Genoíno, Lula e Chico Buarque encarariam uma vida dura assim? JOSÉ CARLOS FARINA


"A Cuba de hoje é um povo que tem fome, que em sua miséria material grita e espera por mudanças. Os baixos salários, a falta de moradia, água e eletricidade, a carência de medicamentos e a mísera ração de comida fazem-nos recordar de qualquer país latino-americano. Essas cenas podem ser vistas em qualquer rua de São Paulo, La Paz, Buenos Aires, Bogotá ou Lima. 

Esta não é uma imagem de um país socialista, tampouco de um Estado operário. Esta é a Cuba capitalista. É o que deixa claro um taxista em Santa Clara: “Aqui em Cuba tem capitalismo de Estado e miséria para o povo. A gente não tem comida, somente os que têm negócios conseguem melhores condições. Para o povo... o povo tem fome”. 

Uma imagem que ilustra a ruína econômico-social pela qual passa a ilha é a ração alimentar mantida pelo Estado, da qual depende a maioria dos cubanos. De acordo com especialistas (2), nos anos críticos da década de 90 (dito “período especial”), a ração mensal fornecida pelo Estado garantia alimentação para 20 dias. Atualmente, o que era insuficiente se tornou calamidade. A ração mensal garante apenas 12 dias de alimentação para uma família. WWW.PSTU.ORG.BR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário