JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

GOVERNADOR PROMETE APOIO PARA RECUPERAR CINE OURO VERDE

LONDRIX

O governador Beto Richa afirmou nesta segunda-feira (13) que o Governo do Paraná vai dar total auxílio para a reconstrução do Cine Teatro Ouro Verde, de Londrina, que foi destruído por um incêndio no domingo. Richa destacou os secretários da Cultura, Paulino Viapiana, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, para acompanhar a situação e pediu um relatório para orientar medidas que possam ser adotadas para recuperar o prédio.
“O teatro é um ícone de Londrina e me alio ao luto de toda a comunidade cultural local pela perda deste espaço. Vamos nos esforçar para viabilizar recursos para a reconstrução o mais breve possível”, afirmou o governador. Richa disse que pedirá o envolvimento da bancada paranaense em Brasília para que o governo federal também apóie a recuperação do Ouro Verde.
De acordo com o governador, a primeira medida é fazer um balanço completo dos estragos e mobilizar a comunidade política e cultural em favor da reconstrução do local. “Temos que somar esforços e energias para atrair recursos para a rápida recuperação do cine teatro Ouro Verde”, disse Richa, que lembrou que freqüentava o local desde criança.
Tão logo soube do incêndio o secretário da Cultura Paulino Viapiana lamentou o ocorrido e o que representa a destruição deste importante espaço para a cultura do Paraná. “É uma grande perda para todos nós. Uma tragédia para a cultura do Estado e temos que prestar nossa solidariedade à população de Londrina”. Na manhã desta segunda a Defesa Civil liberou o prédio após a inspeção no local. Apesar de o incêndio ter sido de grande proporção, muitos equipamentos foram preservados, incluindo instrumentos musicais e os aparelhos de iluminação.
O Cine Teatro Ouro Verde, projetado pelo arquiteto Villanova Artigas por iniciativa de três pioneiros de Londrina - Celso Garcia Cid, Jordão Santoro e o Ângelo Pesarini - é o espaço cultural mais tradicional da cidade. Construído em 1952 e tombado pelo Governo do Estado em 1998, abriga as principais manifestações artísticas do país. Conta com palco de 120 metros quadrados e tem capacidade para 853 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário