JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 30 de março de 2012

LONDRINA - PROMOTORIA ENTRA COM AÇÃO CONTRA NEDSON MICHELETTI e outros


JORNAL DE LONDRINA
Promotoria de Proteção do Patrimônio Público de Londrina ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra pessoas e empresas responsáveis pelo fornecimento da merenda escolar para a rede pública municipal da cidade. Na ação, distribuída para a 2ª Vara da Fazenda Pública na quinta-feira (29), o MP pede a devolução de R$ 31 milhões pelos envolvidos.
De acordo com o Ministério Público, as investigações do inquérito civil que embasou a ação indicaram a prática de formação de cartel e crimes contra a administração pública, como a fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, além de atos de improbidade que resultaram no enriquecimento ilícito de agentes públicos e causaram lesão ao erário.
Em nota, o MP informou que o esquema criminoso montado pela “máfia da merenda escolar”, na maioria das vezes, “foi capitaneado por representantes das empresas SP Alimentação e Serviços Ltda, grupo que inclui a empresaVerdurama Comércio Atacadista de AlimentosGeraldo J. Coan & Cia Ltda.Convida Alimentação Ltda., Sistal Alimentação de Coletividade Ltda.Terra Azul Alimentação Coletiva e Serviços Ltda, Nutriplus Alimentação e Tecnologia Ltda.”
Esse conjunto de empresas, segundo as investigações, atuavam com estrutura de “verdadeira organização criminosa”, fraudando licitações para garantir aos integrantes do cartel os contratos de fornecimento de merenda em escolas de diversos municípios brasileiros mediante pagamento de propina a agentes públicos.
Na ação, o MP cita o ex- prefeito de Londrina, Nedson Luiz Micheletti; o ex-secretário municipal de gestão pública e vereador de Londrina, Jacks Aparecido Dias e o presidente do Grupo SP Alimentação, Eloizo Gomes Afonso Durães. Também são citados sócios e funcionários das empresas envolvidas.
O MP afirmou que a atuação do cartel ficou evidenciada em Londrina pela farta documentação apreendida durante as investigações e pelas declarações de alguns dos envolvidos no esquema.
Só o ex-prefeito Nedson Micheletti e o ex-secretário municipal de gestão pública e vereador de Londrina, Jacks Dias, estão sendo acionados na Justiça para devolver cerca de R$ 1 milhão aos cofres públicos.
A reportagem do JL está tentando contato com os denunciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário