JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 5 de maio de 2012

AÇAI - UMA FRUTA MILAGROSA PARA O COLESTEROL


AÇAÍ uma fruta super nutritiva!



Conhecido e muito consumido na região norte do Brasil, o açaí vem conquistando seu espaço no restante do país e também no exterior, para onde grande parte é exportada.
O “vinho” do açaí é uma das suas mais conhecidas formas de uso, para isso o fruto é deixado de molho em água e, após esse processo, é despolpado em máquina ou amassado manualmente, para que a polpa se solte e seja misturada com água, transformando-se em um suco grosso e mais cremoso ou mais fino, dependendo da quantidade de água acrescentada. Este pode ainda, ser consumido com farinha de mandioca ou tapioca, como acompanhamento de peixe frito e charque, hábito comum entre os paraenses. Usado também em refrescos, sorvetes, geleias, mingaus e até refrigerantes. Na maioria das outras regiões do país, principalmente sul e sudeste, é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, onde ocasionalmente são adicionados frutas e cereais.
E, não são poucas as pesquisas que mostram seus benefícios tanto pelo consumo oral, quanto pelo seu uso em cosméticos.
Sua composição nutricional ainda não é bem estabelecida, contudo, sabe-se que, apenas 100g da fruta podem fornecer em torno de 247kcal.
É uma fruta super nutritiva e que tem um potencial antioxidante 15 vezes maior que o da uva.
Ao se perguntar se a polpa congelada fornece os mesmos benefícios, Kuskoski et. al. compararam o conteúdo de polifenóis totais e antocianinas das polpas congeladas de várias frutas, entre elas o açaí, e observaram que estas mantiveram sua capacidade antioxidante mesmo congelada.
Garanto que a maioria de vocês pensou que toda essa caloria vem dos carboidratos, ledo engano, elas vêm da gordura presente na fruta, que em grande parte é gordura boa, em que, assemelha-se ao azeite de oliva. Porém, 1 litro de seu suco fornece 66% da ingestão diária recomendada de gorduras. O seu teor de carboidrato é adquirido das frutas, cereais e guaraná que nele é acrescentado.
Pesquisa realizada por uma universidade paranaense mostra que pessoas que consomem a fruta têm o bom colesterol (HDL) mais elevado e o mau colesterol em níveis normais.
Contém alto teor de proteína, potássio, cálcio e fibras. E é ainda, uma excelente fonte de vitamina E, considerada um importante antioxidante natural, além das antocianinas, flavonóis e flavonas.
Essa gama de antioxidantes lhe conferem a característica de alimento funcional. Pois, estes compostos têm a capacidade de captar os radicais livres e produzir efeitos na prevenção de doenças cardiovasculares, circulatórias, cancerígenas, diabetes mellitus e Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário