JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 7 de maio de 2012

COMO EMAGRECER E PERDER BARRIGA


Corpo humano ainda está programado para acumular gordura
Redação Bonde
Recentemente o Ministério da Saúde  divulgou uma pesquisa que revelou alguns dados preocupantes. Segundo o levantamento, quase metade da população brasileira está acima do peso, sendo que mais de 15% enfrenta problemas de saúde causados pela obesidade como colesterol alto e diabetes, além de ter maior chance de sofrer com doenças cardiovasculares. 

Para o nutrólogo e fisiologista do envelhecimento, Mohamad Barakat, estes números são alarmantes. "Se o País continuar nesse ritmo, em dez anos terá 30% de obesos. A mesma proporção encontrada hoje nos Estados Unidos, onde a doença já é um problema de saúde pública", ressalta. 

Diante deste quadro, Barakat afirma que existem duas escolhas: envelhecer com saúde, energia e disposição ou apenas aproveitar o hoje sem planejar o amanhã. "Optando pela segunda alternativa, o resultado pode ser uma velhice dependente de medicamentos e outros recursos para sobreviver. Agora, para quem busca longevidade com qualidade de vida, o primeiro passo é mudar velhos hábitos. Vale lembrar que o corpo interpreta e reflete a sua atitude", completa o especialista. 

Alimentação ao longo dos séculos 

O nutrólogo explica que humanos são os únicos seres no planeta capazes de acumular gordura sem fim, e isso desde a pré-história. Entretanto, o que o difere o homem atual do homem das cavernas é que hoje não há mais a necessidade de estocar gordura para sobreviver, como antes, quando o homem tinha na caça sua única fonte de alimentação. 

Já no século XXI descobriu-se que para viver mais é preciso ter uma alimentação diversificada e praticar exercícios. "Nosso corpo é uma máquina incrível e fornecendo os nutrientes certos, podemos extrair o melhor dele a cada dia. Claro que alimentação é apenas um dos pilares para uma vida saudável. Não podemos esquecer da atividade física", lembra. 

"Mudar hábitos tão presentes em nossa rotina não é fácil, mas é possível e vale a pena. Quando o objetivo é conquistar a longevidade com saúde, as palavras de ordem são dedicação e disciplina", finaliza Barakat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário