JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 9 de maio de 2012

INDÚSTRIA DE CHUMBO - AMBIENTALISTAS E MORADORES PEDEM PROVIDÊNCIAS

Atendendo deliberação da reunião havida no km. 10, a comissão abaixo deu entrada junto a Promotoria de Justiça com o presente pedido:



EXMO. SRa. DRa. PROMOTORA DE JUSTIÇA RESPONSÁVEL PELA PROMOTORIA DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DA COMARCA DE ROLÂNDIA-PR.

  

                              ALBERTO JACOB HEINEMANN, brasileiro, casado, agricultor, portador do RG. Nº 391785-Pr., residente e domiciliado em Rolândia-Pr. à  Fazenda Santa Isabela,  MATIAS JOSÉ KNOOR, brasileiro, casado, agricultor, portador do RG. Nº 5691950-3-Pr, residente e domiciliado em Rolândia-Pr. à Sítio Coqueiro, estrada da águia,  PÂMELA LONARDONI MICHELETTI, brasileira, casada, bióloga, portador do RG. Nº 9246216-1-Pr., residente e domiciliado em Rolândia-Pr. À Rua Amazonas, 477, MARIA DOROTEIA CONSANI, brasileira, casada, professora, portadora do RG. Nº 3518225-0-Pr., residente e domiciliado em Rolândia-Pr. à PR-170,. à (Fazenda Bimini), ADRIAN SAEGESSER, brasileiro, solteiro, agricultor, portador do RG. Nº 4212679-9-Pr., residente e domiciliado em Rolândia-Pr à Chácara Marabú, estrada do Ingá,  JOSÉ CARLOS FARINA, brasileiro, casado, advogado, portador do RG. Nº 1278476-Pr., residente e domiciliado em Rolândia-Pr à Rua Arthur Thomas, 2320, infra-assinados, vem respeitosamente à presença de V. Exa.,  apresentar a presente RECLAMAÇÃO COM PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS URGENTESpassando a expor e requerer o que se segue:

                              1) -  Os requerentes tomaram conhecimento pela internet que a Prefeitura Municipal de Rolândia está instalando uma Indústria de Baterias no km. 7 da rodovia PR-170, ao lado de uma nascente;

                              2)- Os requerentes participaram de reuniões comunitárias quando a prefeitura pretendia instalar esta mesma empresa na Gleba Bandeirantes próximo a captação da Sanepar e próximo ao maior criador de peixes alevinos do Brasil, quando descobriram que esta empresa está tentando ser instalar  em muitas cidades do Brasil, mas ninguém a quis em face do grande potencial poluidor;

                              3)- Para a surpresa dos requerentes a prefeitura desistiu da instalação na Gleba Bandeirantes mas agora está dando apoio para a instalação no km. 7 ao lado de uma nascente e em frente o Aterro sanitário.

                              4)- Os Requerentes ( e todos os que participaram da reunião – vide Blog do Farina – link: (http://blogdojosecarlosfarina.blogspot.com.br) são contra esta empresa ( ou qualquer outra que produza chumbo) pelo fato constatado por especialistas que afirmam e comprovam ser este metal perigosíssimo ao meio ambiente e a saúde humana. O chumbo causa deformidade em fetos, e adoece o fígado humano sem que haja reversão da doença, mesmo com tratamento.

                              5)- Uma vez lançado o chumbo na atmosfera, solos ou rios , via fumaça ou partículas que desprendem nas operações de limpeza ou transporte, permanecem “ad eternum” prejudicando todos os seres vivos das imediações, e num raio de abrangência que ainda não se sabe ao certo até onde pode ir.

                              6)- Os representantes da prefeitura presentes na reunião de moradores de ontem ( 08/05/2012) no km. 10, não souberam ou não estavam autorizados a falarem sobre o assunto.

                              7)- Dá a impressão que a prefeitura está escondendo os projetos e os nomes dos interessados desta empresa.

                              8)- A verdade é que 100% dos moradores não querem esta empresa ao lado de uma importante nascente, e ao lado de centenas de famílias de agricultores e comerciantes, que sempre primaram pela proteção de suas nascentes, solos e atmosfera.

                              9)- É direito dos proprietários ribeirinhos (atuais e futuras gerações), utilizarem-se livremente da água da citada nascente, livre de todo e qualquer tipo de contaminação e poluição;

                              10)- Nenhuma indústria de chumbo ( ou similar ) pode se instalar em uma região agrícola sem autorização de TODOS os moradores num raio de 10 quilômetros;

                    Em vista do exposto,  requer a notificação do Exmo. Sr. Prefeito Municipal, do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e COMDEMA ( Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para que informem a existência ou não de projeto de instalação de indústria de Baterias ou chumbo no Município de Rolândia.

                    Termos em que,

                     PEDE DEFERIMENTO.

                    Rolândia, 09 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário