JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ILHA DO SUPERAGUI - LITORAL DO PARANÁ - UM PARAÍSO PERDIDO

BONDENEWS

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Mata Atlântica preservada e praias desertas tomam conta da paisagem da Ilha do Superagui, no litoral norte do Paraná. Todo o seu território faz parte do Parque Nacional do Superagui, junto com as ilhas das Peças, do Pinheiro e do Pinheirinho. 

Sua paisagem é composta por Mata Atlântica, restingas, manguezais e praias, que integram o Complexo Estuário Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, mais conhecido como Lagamar, um dos mais importantes ecossistemas costeiros do mundo. 

Os manguezais estão representados pelo mangue-vermelho e pelo mangue-branco. Aí também crescem diversas orquídeas. Figueiras e maçarandubas são espécies que constituem a faixa de Mata Atlântica. 

Mais informações sobre o parque podem ser obtidas no Instituto Chico Mendes, pelo telefone (41) 3482-7146. 

Vida animal 

O mico-leão-de-cara-preta foi encontrado somente em Superagui, tornando-se espécie importantíssima. Além dele, estão presentes mamíferos como a paca, a cutia, o veado e o porco-do-mato. Muitas aves marinhas povoam a região, juntamente com o tucano, o sabiá e o ameaçado papagaio-de-cara-roxa. Cobras peçonhentas como a jararaca e a coral também estão presentes. 



Revoada dos papagaios 

Diariamente, ao entardecer, centenas de papagaios-de-cara-roxa (chauá) proporcionam um bonito e barulhento espetáculo ao retornarem para os seus abrigos nas ilhas do Pinheiro e Pinheirinho. No passeio de cerca de 2 horas pode-se ainda observar golfinhos e manguezais. 

Patrimônio natural 

Um lugar cheio de vida, considerado pela ONU como um dos ecossistemas costeiros mais importantes do mundo. Hábitat de espécies ameaçadas de extinção e única casa do mico-leão-de-cara-preta. Casa também de uma comunidade de pescadores que leva uma vida simples, regida pela natureza. Longe da tecnologia, quem manda ali são as marés, os ventos e a lua. 

Manifestações de ambientalistas conseguiram estimular a criação do Parque Nacional do Superagüi, em 1989, para proteger 21.400 hectares de um rico ecossistema costeiro repleto de vida. 



Em 1991 a região foi abrangida pela Reserva da Biosfera Vale do Ribeira-Serra da Graciosa e em 1998 foi intitulada pela Unesco com Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade. 

Como chegar 

Para visitar a ilha, evite os meses de março a maio, época de chuvas. O acesso mais fácil é por barco a partir de Paranaguá (2ª, 4ª e 6ª 14h, duas horas de travessia, (41) 3482-7150/3482-7131). Por Guaraqueçaba, são 80 km de estrada de terra antes de pegar o barco (2ª, 4ª e 6ª, 14h30, três horas de travessia). Outra opção é negociar uma voadeira a partir de Paranaguá ou Guaraqueçaba (50 minutos de travessia nos dois casos). 

Como circular 

Caminhar é a única maneira de explorar a Barra do Superagui, vila de pescadores que concentra as rústicas pousadas e restaurantes da ilha. Para percorrer os cerca de 20 km da Praia Deserta até a Barra do Ararapira, contrate um barco. 



Pousadas 

Pousada Sobre as Ondas 
Barra do Superagui 
3482-7118 
http://www.superagui.net) 

Pousada Crepúsculo 
Barra do Superagui 
(41) 3482-7135 
(http://www.buscaaventura.com.br) 

Pousada Centauro 
Barra do Superagui 
(41) 3482-7164

Nenhum comentário:

Postar um comentário