JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ROLÂNDIA - SÃO MARTINHO ESTÁ ASSUSTADA COM BANDIDOS - VIOLÊNCIA

FOLHAWEB

Violência assusta moradores da Zona Rural em Rolândia

Comunidade de São Martinho enfrenta onda de crimes; localidade não conta com policiamento
Fotos: Ricardo Chicarelli
''Tive que reforçar a segurança com grades e cadeados'', comentou o comerciante Sebastião de Oliveira Filho
De acordo com vizinhos, módulo fica fechado a maior parte do tempo
Londrina - Moradores do Distrito de São Martinho, em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) estão assustados com a onda de violência que assola a região. Anteontem um homem de 62 anos foi baleado durante um assalto a residência. Esta teria sido a segunda vez que ele foi vítima dos bandidos em 60 dias. 


Os ladrões pularam o muro da residência e invadiram a casa pela porta da frente. Um casal de idosos estava na sala de televisão no momento do crime. ''A gente está traumatizado, em estado de choque, estou vivendo à base de calmantes'', lamentou a mulher da vítima, que preferiu não ser identificada. O homem foi baleado no pé e já recebeu alta hospitalar. 



Um dos ladrões foi baleado pelo filho da vítima e está internado em estado gravíssimo no Hospital São Rafael, em Rolândia. O outro bandido fugiu. A pistola usada pelo filho da vítima é legalizada. 



Este foi apenas mais um capítulo do drama enfrentado pelos moradores de São Martinho. O distrito, com cerca de 3 mil habitantes, sofre com a falta de policiamento e a ameaça constante de marginais. Não é difícil encontrar vítimas da violência. 



No mesmo quarteirão do crime ocorrido anteontem, outros relatos do caos. ''Invadiram minha casa há quatro meses. Eles foram muito ousados, pararam um caminhão-baú em frente de casa fingindo que estavam fazendo uma entrega, para não chamar a atenção de vizinhos. Os bandidos levaram vários aparelhos eletrônicos de valor'', relembrou a nutricionista Vivian de Oliveira Sanches. 



Depois do furto, ela investiu em um sistema de segurança e mudou alguns hábitos. ''Mesmo se a gente está em casa, as portas e janelas ficam fechadas'', comentou. 



E o hábito dos moradores de ficarem sossegados na varanda de casa observando a paisagem do campo aos poucos vai mudando. Já tem gente reformando o imóvel e aumentando os muros das casas. O motorista Divaldo dos Santos cogita essa possibilidade. ''Já penso em aumentar o muros da minha casa, colocar cerca elétrica, está dando medo'', afirmou. 



Os bandidos também investem contra estabelecimentos comerciais. Roberto Porto, proprietário de uma mercearia, foi vítima dos bandidos 14 vezes nos últimos cinco anos. ''Registrei boletins de ocorrência, denunciei e nada aconteceu'', criticou. Uma vez ele encontrou um marginal saindo da sua casa. Eles entraram em luta corporal e o ladrão morreu vítima de traumatismo craniano. 



Sebastião Manoel de Oliveira Filho é o proprietário de um bar localizado a menos de 20 metros do módulo policial do distrito. O estabelecimento dele foi arrombado três vezes em um ano. ''Tive que reforçar a segurança com grades e cadeados'', comentou. O módulo fica fechado o dia todo e enquanto a reportagem esteve no distrito nenhuma viatura passou pelo local. Moradores comentaram que é rara a presença de policiais no distrito. 



Os ladrões não dão sossego e até prédios públicos são alvos. No último mês ocorreram três arrombamentos na Escola Municipal Luiz Real, a única de São Martinho. Os ladrões já levaram monitores, aparelhos eletrônicos e até mesmo a batedeira da cozinha. 



A FOLHA entrou em contato com o 15º Batalhão da Polícia Militar de Rolândia, mas nenhum oficial foi localizado para comentar o assunto.


Danilo Marconi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário