JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ROLÂNDIA E JOHNNY LEHMANN NA MÍDIA REGIONAL


  • LONDRINA.ODIARIO

    Prefeito de Rolândia é investigado por crime eleitoral por frase em holerite


O prefeito de Rolândia (27 km de Londrina), Johnny Lehmann (PTB), é investigado ela Justiça Eleitoral. Ele foi reeleito no último 7 de outubro, no entanto, pode ter sua diplomação cassada. Uma frase escrita em holerites de servidores municipais é questionada em representação protocolada pela  coligação "Pelo Bem de Rolândia", liderada pelo candidato que perdeu a eleição no município, Eurides Moura (PSDB).

O advogado Frederico Reis, que representa a coligação, explicou na tarde desta segunda-feira (19) à reportagem de odiario.com que os próprios servidores municipais é que denunciaram a inscrição nos holerites do mês de outubro.
No documento foi impressa a frase: ''Rolândia vive um excelente momento. E isso não pode parar. Além da UTI, asfaltos e casas, após 14 anos, os rolandenses serão beneficiados com uma nova escola estadual e um novo posto de saúde, unidade da mulher e da infância e três novos conjuntos residenciais.''
Para Reis, tais afirmações podem ter influenciado o resultado das eleições. Além disso, ele pontuou que fica proibido ao gestor público realizar propaganda através deste documento.
"Estamos tentando demonstrar que isso influenciou o resultado das eleições. É uma propaganda eleitoral escancarada às custas do poder público para um número significativo de pessoas", declarou.
O advogado que representa a coligação que elegeu o prefeitoainda ressaltou que a lei eleitoral, artigo 73, dispõe sobre a conduta vedada ao agente público. "Não se pode utilizar serviços da administração pública para campanha eleitoral", disse.
Caso o crime seja configurado, o prefeito Johnny Lehmann poderá ser impedido de assumir o cargo em 2013. De acordo com o advogado da coligação "Pelo Bem de Rolândia", é possível que a cidade enfrente novo pleito, uma vez que Lehmann venceu a disputa com mais de 50% dos votos.
Johnny Lehmman foi eleito com 17.995 votos, enquanto que Eurides Moura teve 10.739 votos e Fábio Nogaroto (PT) recebeu 4.865 votos.
A promotora eleitoral, Lucimara Salles Ferro, preferiu não se pronunciar sobre o assunto até que seja iniciada a audiência de instrução sobre o caso, programada para esta quinta-feira (22), às 14h.
O juiz da 59ª Zona Eleitoral, Alberto José Ludovico, acompanhará a exposição das provas e inquirição de testemunhas.
O advogado que representa a coligação que reelegeu o prefeito, Guilherme Gonçalves, afirmou que o fato foi isolado e o responsável por ter determinado a impressão da frase, um servidor público, já estaria sob investigação da própria prefeitura. Ele negou qualquer irregularidade na frase, que segundo ele seria "motivadora".
Segundo o advogado, o servidor que teria comandado a impressão não teria sido convocado pela coligação de Eurides Moura para prestar depoimento na audiência agendada para quinta-feira. "Como é que a própria testemunha não vai depor?", questionou.
Gonçalves pontuou que a ação em questão é baseada em um "pressuposto frágil demais", uma vez que o prefeito Johnny Lehmann venceu com quase 8 mil votos de diferença do segundo colocado. "Seria um despreparo muito grande achar que isso teria influenciado a votação. São oito mil votos de diferença", disse. De acordo com ele, a própria ação é contraditória, uma vez que aponta que cerca de 80 servidores é que teriam recebido os holerites com a frase inscrita.
Obs.: Nota do redator do Blog: Admitir-se esta defesa de Johnny  com possível seria a mesma coisa que admitir-se ( por analogia )  a absolvição de um ladrão que entra num banco, rouba apenas um milhão e deixa o restante lá no cofre....
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário