JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ROLÂNDIA CONSEGUE APENAS A 48ª POSIÇÃO dos índices de desenvolvimento social do Estado


FOLHA DE LONDRINA
A micro região Norte Central domina o ranking dos 50 municípios de maior desenvolvimento social do Estado na lista da Fundação Getúlio Vargas, que ontem divulgou novas planilhas do Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), com os dados de todos os 399 municípios paranaenses. Mais de um terço dos municípios - 17 - que estão no ranking dos melhores são municípios norte-paranaenses. O Estado possui outras nove mesorregiões, de acordo com o critério de regionalização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 


Dos 17 municípios do Norte ranqueados na elite do desenvolvimento social no Estado, 11 estão na região de Maringá, inclusive Lobato, que ocupa o topo do ranking. 



A própria Maringá está em terceiro, apesar de uma colocação modesta no ranking nacional, 140º posto. Entre os cinco melhores, a região de Maringá tem ainda outro município, São Jorge do Ivaí. 



Na planilha divulgada ontem, Londrina aparece na nona posição (o município teve a mesma nota que Itambé, na Região Metropolitana de Maringá, mas nos critérios de desempate acabou caindo uma colocação), ficando como o quarto melhor da região. No ranking nacional, Londrina aparece em 344º lugar. 



Entre as cidades com maior ligação com Londrina, os destaques foram Porecatu (12º), Cambé (20º), Ibiporã (26º), Rolândia (48º) e Florestópolis (50º). 
FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

Um comentário:

  1. É isso que as pessoas precisam entender. Desenvolvimento econômico não é sinônimo de que tudo está indo bem. Desenvolvimento econômico signifca que algumas pessoas estão ganhando muito dinheiro.

    O desenvolvimento que interessa de fato é o social. Aí sim.

    Não adiante sermos o 22º em arrecadação no estado e sermos o 48º em desenvolvimento social!

    ResponderExcluir