JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

SERGIO SERSANK COBRA SOLUÇÃO PARA A FALÊNCIA DO CURTUME BERGER


AQUELA ANTIGA QUESTÃO DO CURTUME BERGER Você sabia que até hoje os funcionários do Curtume Berger que ficaram, de repente, desempregados, quando da falência da empresa, não receberam sequer os últimos salários em atraso? Há uma ação trabalhista rolando há muitos e muitos anos e a Justiça de Rolândia parece que se esqueceu disso. O Juiz do caso, com certeza sabe (mas não por experiência própria) o que é ser operário e trabalhar meses e meses sem receber salário. Mas, é claro que nunca sentiu na pele a dor do chefe de família que tem de contar as moedas poupadas no fim do mês pra pagar as contas em dia. Ou será que o Juiz não sabe que as pessoas trabalham para (SO)BREVIVER??? - Como diria o Bóris Casói: - Senhores, ISSO É UMA VERGONHA!!!! Afinal de contas, até quando vai rolar essa embromação??? Já passou da hora da Justiça local resolver. Os advogados dos pobres trabalhadores precisam acordar. Ou serem acordados. Ou resolvem isso, nas instâncias superiores, ou então abram mãos das suas causas. Tenho certeza que não faltarão outros advogados melhores pra retomar e resolver isso.
COMENTÁRIO: Sem entrar em certos detalhes melindrosos da questão, concordo com os seus comentários no que concerne aos prazos. Sim.. já passou da hora dos antigos funcionários receberem os seus direitos trabalhistas. Faço coro nesta questão. PAGAMENTOS JÁ!... JOSÉ CARLOS FARINA.

3 comentários:

  1. Haudrey Miranda de Paiva, Paulo Farina e Fabio Nogaroto curtiram isso.

    Fabio Nogaroto Pois é Sergio de Sersank.... Estamos distantes "Anos Luz" de termos uma "Justiça" que seja realmente justa com todas e todos os cidadãos....

    Paulo Farina Pois é: No último leilão da massa falida arrecadou-se mais de R$ 2 MILHÕES de reais. Entretanto, o novo grande ídolo da modernidade, na sábia definição de Nietzsche, leia-se Estado, deve ficar com este dinheiro! Se sobrar algo será rateado entres os trabalhadores... O Judiciário, não legisla, apenas aplica a Lei...

    Paulo Farina No que concerne, especificamente, aos créditos fiscais, estabelece o art. 188 do CTN, com redação dada pela LC 118/05, que "são extraconcursais os créditos tributários decorrentes de fatos geradores ocorridos no curso do processo de falência". Tais créditos gozam, inclusive, de absoluta preferência, mesmo quando confrontados com os débitos de natureza acidentária e trabalhistas, previstos no rol dos arts. 83 da Lei 11.101/05 e 102 do DL 7661/45.

    Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/17103/tratamento-do-credito-fiscal-no-ambito-do-processo-falimentar-decreto-lei-no-7-661-1945-e-lei-no-11-101-2005#ixzz2FUfEfXd0

    Tratamento do crédito fiscal no âmbito do processo falimentar (Decreto-Lei nº 7.661/1945 e Lei nº 11
    jus.com.br
    É de conhecimento geral que, em virtude dos comandos expressos nos arts. 187 do ...Ver mais

    Irineu Sella Importante a Opiniao Popular se pronunciar neste momentos.Esse e um Fato Concreto de uma Realidade existente em nosso Meio. Falta agilidade e o tempo passa.

    Cristina Pieretti de Souza Este dinheiro do leilão não pode ser usado pra pagar os funcionários???

    Arno Rolândia De acordo com o Fabio, mas uma justiça justa, do lado dos trabalhadores, é impossível no capitalismo como você bem sabe. No capitalismo a justiça está do lado da propriedade privada dos meios de produção. O caso Berger é bem emblemático disso.

    Arno Rolândia E o Sergio tem toda razão no que concerne à morosidade, à injustiça da qual foram vítimas dos trabalhadores, golpeados por um empresário ganancioso. Mas o caso há muito tempo não está na Justiça do Trabalho e não tem reclamação trabalhista tramitando. Todas as reclamações trabalhistas já foram julgadas e todos os créditos delas decorrentes estão habilitados no processo da "Massa Falida do Curtume Berger", no Forum local, Vara Cível.

    Arno Rolândia O Juiz Tayama enrolou o caso por muitos anos. Agora, com novo Juiz, o caso está andando e o síndico nomeado, um advogado de Arapongas, Dr. Dionisio, o mesmo que resolveu o "caso Weisberg", está adiantando a situação. E diria para a Cristina que o dinheiro do leilão está depositado e servirá para pagar os créditos trabalhistas, que tem preferência. Espero.

    Arno Rolândia Da minha parte, para agilizar o processo, muitas vezes sugeri aos trabalhadores fazer pressão, entrar no Forum, quebrar o pau, etc., etc., etc. Nem vou falar tudo porque vão acabar me processando como agitador e me botando na cadeia. No caso da Weisberg o pessoal foi pra rua, fez manifestação na frente do Forum, e o dinheiro acabou saindo. Embora seja uma falência posterior ao Berger, o dinheiro da Weisberg saiu bem antes...

    Arno Rolândia É isso aí pessoal.

    Paulo Farina Créditos trabalhistas em primeiro lugar. O duro é convencer a Fazenda Nacional, autora de grande parte das ações que desembocaram no milionário leilão da Vara Civel... Vamos aguardar!

    Arno Rolândia Duro, Farininha, é ver grupos econômicos ficar com os terrenos do Grupo Berger a preço de banana... E os trabalhadores tendo que esperar a boa vontade do judiciário... Da minha parte apoiaria esses trabalhadores numa ocupação dos terrenos leiloados, que estão agora sendo devastados pelos grupos econômicos... o que você acha, hein, Farininha ?

    ResponderExcluir
  2. Paulo Farina Eu sou pela Legalidade no mais amplo sentido.

    Cristina Pieretti de Souza Paulo Farina a lei diz que o estado tem que ficar com o dinheiro do leilão e não as pessoas em primeiro lugar?

    Cristina Pieretti de Souza o dever da justiça não é proteger as pessoas ???

    Paulo Farina Apoio que os MILHÕES arrecadados no Leilão sejam utilizados para o pagamento dos trabalhadores. Afinal, o Estado já arrecada muito imposto, por exemplo: 45% sobre a energia elétrica!

    Cristina Pieretti de Souza Não estou misturando as coisas Paulo estou te perguntando se neste caso existe alguma forma de os trabalhadores ficar com o dinheiro do leilão ou se isso não vai acontecer só isso é que ainda não entendi ??

    Cristina Pieretti de Souza Quanto a energia vou deixar isso para outro momento ... pra mim poder de alguma forma ajudar os trabalhadores.... Entende émais digno só isso

    Paulo Farina Bom Cristina, para responder suas perguntas com mais precisão, sugiro uma entrevista com o síndico da massa!

    José Carlos Farina Apoio que os MILHÕES arrecadados no Leilão sejam utilizados para o pagamento dos trabalhadores. Afinal, o Estado já arrecada muito imposto, por exemplo: 45% sobre a energia elétrica! (2)

    Arno Rolândia Crédito Trabalhista é privilegiado. E por isso mesmo os trabalhadores da Caliver estão nesta semana recebendo seus direitos, em face do leilão da finada empresa fundadas pelos falecidos Caliento & Oliver.

    José Carlos Farina BOA NOTÍCIA....

    Arno Rolândia O mesmo aconteceu com os trabalhadores da falida Weisberg. E os empregados do Berger deverão receber o dinheiro arrecadado com o leilão dos imóveis do falecido curtume. Infelizmente o leilão foi na bacia das almas e empresários gananciosos levaram grande vantagem nisso. E falando nos imóveis, Cristina, a MOTO-SERRA está hoje cortando mais árvores na área do falido Berger.

    Arno Rolândia E lembrando o corte das árvores pelo Otavio, diria para o Farininha que eu sou realmente pela legalidade, mas legalidade para todos e não apenas para empresários que ferraram milhares de trabalhadores em Rolândia. Se tivesse justiça nesse regime que só favorece a quem explora os outros, esses terrenos há muito tempo já teriam sido entregues aos trabalhadores que, como muito bem disse o Sergio, estão há uns 20 anos sem receber seus direitos básicos.

    José Carlos Farina O problema da falência do Curtume Berger é que um juiz aí sentou em cima do processo por mais de 15 anos e liberava os leilões em pílulas... um hj... outro daqui um ano.. e assim sucessivamente... cansou... o povo explodiu de raiva....o prejuizo é claro ficou mais por cima dos trabalhadores que precisam deste dinheiro para ontem...

    ResponderExcluir
  3. Paulo Farina Meu sogro também é um trabalhador do Berger que aguarda a solução do caso. Os imóveis foram arrematados por preço de mercado, afinal, houve ampla divulgação em nível regional e muita concorrência no leilão. O imóvel onde as árvores foram cortadas (aqui mencionado) foi alvo de uma grande disputa sendo vendido na casa dos R$ 900 mil... Todas estas informações poderiam ser confirmadas pelo José Carlos Farina que poderia entrevistar o síndico da massa falida para esclarecer todas estas questões. Saudações!

    José Carlos Farina Se vc falou tá falado...

    Paulo Farina O Blog do Farina vai nos brindar com uma entrevista?

    José Carlos Farina Agora estou fechando o meu caixa... tá dificil... é mt grana pra contar.. o Blog cresceu muito... rsrsrsrsrs

    Paulo Farina Estamos aguardando...

    Carlos Alberto Polle Alguém poderia me informar sobre o antigo sup. brasiluza, este também faliu, alguém sabe de alguma coisa, se já leiloaro, ou alguém comprou a massa falida !!

    Arno Rolândia Farina, o juiz que você não identifica, não sei porque, já o identifiquei aqui mesmo neste tópico, dizendo: "o Dr. Tayama enrolou o processo por muitos anos". E, ao contrário do que o Farininha disse, o preço pelo qual os imóveis foram arrematados nã...Veja mais

    José Carlos Farina Concordo...

    Arno Rolândia Só um pequeno exemplo de como muitos trabalhadores foram lesados pelo grupo Berger: quando da construção do Conjunto Henrique Berger muitos trabalhadores do curtume foram contemplados com casas naquele local. Financiadas evidentemente pelo órgão govern...Veja mais

    José Carlos Farina E ele na época respondeu processo crime?

    Arno Rolândia Pois é, essa é a legalidade burguesa que alguns defendem. Em outros tempos os operários lesados teriam feito o mesmo que fizeram com aquele grande industrial de café de Jaguapitã e Rolândia. Um tal de "Coleto", lembram ?

    Sergio de Sersank
    Quero registrar o meu abraço aos amigos e à amiga participantes deste debate. Cumprimento especialmente ao Dr. Arno Giesen, valoroso e reconhecido defensor das causas populares, o qual enriquece sobremaneira o debate com suas informações e conhecimentos. Além de comprovar mais uma vez sua coragem, os seus comentários denotam a consistência dos princípios que o norteiam. Ele fala com propriedade, com conhecimento de causa. É isso que vejo em falta hoje em dia, principalmente naqueles que se convencionou chamar de "homens públicos". Os atos de interesse público, sejam do Executivo, do Legislativo ou do Judiciário, devem ser levados a sério, devem primar pela impessoalidade, economicidade, transparência e eficiência. São as balizas constitucionais que o Dr. Arno cobra e defende como cidadão participante que é. Seu nome já está na história do Município. Aliás, é assim que se faz a história verdadeira de uma cidade. Registrando-se a atuação dos cidadãos de bem, sejam ilustres ou anônimos.
    Mas, o Dr. Tayama que me desculpe. A impressão que fica da atuação dele neste processo é a de ter "de moto próprio" procrastinado o feito, talvez para atender a certas "conveniências" que seguramente não foram até agora nada convenientes aos trabalhadores. Quem sabe ele também não deva ser entrevistado, hein meu caro Dr. José Carlos Farina. Abraços!

    ResponderExcluir