JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 1 de junho de 2012

FRUTAS - NORTE DO PARANÁ

FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

NACIONAL NAC DE ROLÂNDIA VENCE O METROPOLITANO DE MARINGÁ


FOTO By  JOSÉ C. FARINA
O  Metroplitano se deu mal. Jogando em Rolândia a equipe comandada pelo técnico Richard Malka perdeu para o Nacional por 2 a 0. Na primeira etapa o placar permaneceu inalterado. Mas no segundo tempo os donos casa construíram a vitória com Rocha, aos 32 minutos, e Charlie, aos 41.

Com os resultados os times maringaenses ficam a um ponto na zona de rebaixamento para a Terceira Divisão, na frente apenas de Serrano e Grecal.
No próximo domingo o Grêmio Maringá sai para enfrentar o Nacional, em Rolândia, e o Metropolitano vai atuar no Willie Davids diante do Greca.
Em Curitiba o Paraná Clube recebeu a visita do Serrano e venceu por 3 a 2 fechando a fase invicto com 25 pontos. Na segunda colocação permanece o Junior Team de Londrina, mesmo com a derrota diante do Grecal, em Paranaguá, por 2 a 1. O Cincão, terceiro colocado, empatou em casa por 2 a 2 com o Foz do Iguaçu que caiu para o sexto lugar.
CLASSIFICAÇÃO P J V SG
1 Paraná Clube 25 9 8 17
2 Junior Team 16 9 5 0
3 Cincão 16 9 4 3
4 Cascavel 13 9 3 5
5 Nacional 11 9 3 -1
6 Foz do Iguaçu 10 9 3 0
7 Grêmio Maringá 9 9 3 -6
8 Metropolitano Maringá 9 9 2 -2
9 Serrano 8 9 2 -5
10 Grecal 8 9 2 -10

VÍDEO - HOSPITAL SÃO RAFAEL RECEBE DOAÇÕES DA ARTENGE

VÍDEO CANAL 27


BLOG DO FARINA - MAIS ELOGIOS


Olá, José Carlos Farina!
Meu nome é Guilherme Cestari, Sou mestrando em Comunicação pela UEL. Minha pesquisa aborda a internet e o os meios de comunicação impressa como expressão da cidadania e das opiniões de um indivíduo. Fiquei bastante feliz em encontrar seu blog, que valoriza a cultura e os acontecimentos da região! É sempre bom ver que iniciativas como esta estão dando certo! Deixei um recado em particular para você no facebook, pois uma foto sua enviada ao Jornal de Londrina no dia 23/04/2012, intitulada "Túnel do tempo", pode me servir de objeto de pesquisa! Quando possível, você pode me responder? Obrigado e sucesso!

RESPOSTA:
Fico muito feliz em saber que pessoas de fora valorizam o meu trabalho. Aqui em Rolândia devagarzinho  estou conquistando o meu espaço. Chegará um dia em que a internet alcançará 80% da população.  Sobre a foto em questão quando a tirei queria fazer remissão à nossa trajetória aqui na terra. A senhora de sombrinha caiu do céu para a foto. Um abraço. Fique com Deus. JOSÉ CARLOS FARINA
OBS.: A FOTO DO LADO É A REFERIDA PELO LEITOR.

SECREDO DA SAÚDE E DA VIDA LONGA

FOLHAWEB - foto by FARINA

Ao agregar frutas, hortaliças e legumes frescos, proteínas magras (com maior consumo de peixes e frutos do mar), castanhas, azeite extravirgem e uma pequena dose diária de vinho tinto, a dieta mediterrânea ganhou o mundo da gastronomia nos últimos 20 anos, à frente da Nouvelle Cuisine, de origem francesa, com suas delícias à base de creme de leite fresco, manteiga e chocolate, mas nem sempre muito saudáveis. 

A longevidade e o bem-estar parecem ser marcas registradas dos povos mediterrâneos e é quase inevitável não pensarmos nos gregos quando se fala desse tipo de dieta, embora ela seja muito mais abrangente. São vários os países banhados pelo Mar Mediterrâneo, mas alguns têm maior destaque devido a sua gastronomia: Itália, França, Grécia, Espanha, Líbano e Marrocos, cada um com sua peculiaridade. 

Por exemplo, a cebola, alho, ervas, grelhados, muito peixe e frutos do mar, legumes frescos, alcaparras, azeitonas, carneiro, frutas secas e frescas, vinho, iogurtes e queijos são os principais ingredientes que nos remetem à culinária mediterrânea, mas cada país tem sua própria característica. O uso de canela, alho, manjerona e azeite significa Grécia. Já o cominho, páprica, limão, pimenta caiena, canela marcam a culinária do Marrocos. O alecrim é usado em todos os países do mediterrâneo, alguns em maior quantidade como é o caso da Itália. 

Os frutos do mar são importantíssimos, mas sua preparação é simples para não perderem suas características. Geralmente grelhados, assados ou no vapor, são acompanhados de molhos preparados à parte. As carnes vermelhas não têm um papel fundamental na maioria dos países. Os legumes e hortaliças, frescas, assadas ou grelhadas, tomam um espaço significativo. 

Mas se engana quem pensa que a comida caseira tradicional brasileira não seja também saudável e balanceada. ''O nosso arroz com feijão é uma mistura extremamente nutritiva, e normalmente a refeição básica do brasileiro vem acompanhada de uma carne, um legume refogado e uma salada. A questão é a quantidade que se come'', comenta o chef Ernesto Diez, do Empório Araçá. 

Ele aposta na ''releitura'' brasileira da comida mediterrânea com o ''Camarão à Oleide'', denominado assim em homenagem à amiga Oleide Lelis, regente bastante conhecida da cidade. Preparado com camarões grelhados e flambados com legumes, servido com arroz branco e salada mista com molho pesto de manjericão, o prato é leve e saboroso. ''Na culinária mediterrânea, o arroz branco e soltinho não é tão presente, mas aqui não pode faltar. Na salada, além das folhas frescas, o toque mediterrâneo se faz presente nas nozes do molho pesto feito com manjericão. E não abro mão de um bom azeite de oliva'', comenta Diez. 

Já o chef Olynto Lemos, do Baro Bistrô, fez sua releitura ''mediterrânea'' com o ''Namorado com banana-da-terra'', que é servido com arroz branco preparado com lascas de Castanha-do-Pará (agora denominada ''Castanha-do-Brasil'') e molho de peixe com uvas-passas. ''Ao invés das castanhas europeias, optei por uma espécie nacional, que também é muito saborosa e nutritiva. O arroz branco não pode faltar e a banana-da-terra também é cultivada em algumas regiões da África e importada por outros países também banhados pelo Mar Mediterrâneo'', destaca. 

No caso de um maior consumo de peixes e frutos do mar na dieta mediterrânea em comparação com a brasileira, Lemos acredita que isso se deve ao fator cultural associado ao alto custo da maioria desses produtos. ''O custo é um fator limitador. Só para se ter uma ideia, o camarão recentemente teve uma alta de 45%, após um ano e meio sem variação de preço, mas ainda há opções mais baratas de peixes, como a tilápia e a sardinha'', cita. Um incentivo a mais para acrescentar semanalmente esse ingrediente reconhecidamente saudável na nossa dieta diária. Aliás, muitos dos ingredientes que compõem a dieta mediterrânea são facilmente encontrados no Brasil. O que vale é a combinação saudável dos alimentos. Vida longa a todos. 

ROLÂNDIA - EURIDES MOURA SE DEFENDE ATACANDO

O ex-prefeito Eurides Moura concedeu entrevista agora pouco na TV local informando que nunca vendeu terreno público para cobrir folha de pagamento e que  deixou a prefeitura com bastante dinheiro em caixa. Sobre a necessidade de aquisição de terreno para um novo cemitério Eurides disse que Rolândia é um dos municípios que mais arrecadam no Estado e que se houver economia há dinheiro em caixa para tal aquisição. JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - POPULAÇÃO COBRA TRINCHEIRAS PARA O TREM - FACEBOOK





  • Lia Mara Araujo  Se vc precisar numa emergencia passar para o lado da Vila Oliveira e outros bairros como faz? ai nem paciencia aquenta... talvez em vez de um viaduto  ou qualquer coisa que  desviasse para passar sobre o trem pudéssemos  ter um helicóptero para passar...  o que  realmente precisamos com urgência para atender, como por exemplo um acidente.



    • Fatima Zacouteguy o famoso trem que irrita qualquer pessoa justamente nos horário impróprios..sem contar que ele fica parado impedindo a passagem de veículos...... o povo tem que ter paciência....  diversas vezes tentei passar e o trem estava parado no meio do caminho e outro dia foi pior.....veio um trem da direta p/ a esquerda ...logo em seguida veio outro da esquerda p/ a direita......me poupe.....  OBS; em uma cidade de progresso o trem não impediria ao cidadão o seu direito de ir e vir ....



      • José Carlos Farina Eu vejo os dois lados.. inclusive sou a pessoa que mais cobra os viadutos prometidos pelo Johnny para cruzar a linha....   Em curitiba o trem passa no centro.. mas tá cheio de viadutos....


          • Marlene Grotti Sinto muito pelo transtorno, mas lembrem-se que quando adquiriram suas propriedades o trem já estava lá!!! Não se desesperem é ano político, quem sabe este povo se mexe.


            • Jane Ross Vc. está certo Dr. Farina de apostar nos trens pois é uma bôa opção na inglaterra as pessoas cultivam os trens é a maior parte de transporte existentes e confortáveis , não acho que os trens tenham que ficar esquecidos não... seria uma bôa opção para o brasil ter trens nos transportes e tudo mais . suas fotos nos lembra que ainda há esperança. Parabéns. Deus te abençôe.


              • Fatima Zacouteguy Realmente sr. Jane Ross .....em alguns países uns dos meios de transportes é através do trem ., desde que estes sejam devidamente adaptado p/ a devida função sem trazer transtornos a população..... e conforme a evolução dos tempos a cidade vem sofrendo com a falta de investimentos por parte dos órgão competentes p/ a solução nos problemas que o mesmo vem acarretando nesta cidade....


                • Jane Ross primeiramente sou uma mulher meu nome é JANE ROSS estou dando sim minha opinião sobre os trens que no passado foram ão uteis a população e hoje tem pessoas novas que não sabem o valor que tiveram e ainda tem só falta um pouco de incentivo para que tenhamos a melhor parte em transporte que é o trem.  É claro que precisamos de mudar muitas coisas mas , com vontade e amor conseguiremos. É isso que o Dr. Farina faz. Está querendo ajudar a melhorar nossa bela cidade, e com transporte adequados.. Sou jornalista, escritora; poetiza ao seu dispor minha amiga.


                  • José Carlos Farina Aqui em Rolândia o prefeito já deu a solução: vai construir 3 trincheiras... eu dou a maior força pra que isso aconteça... Esperamos que até o final de setembro tenhamos uma notícia alvissareira a respeito....



NORTE DO PARANÁ - BRASIL - SOUTH AMERICAN

 O norte do Paraná é o melhor lugar do mundo para se viver. Aqui nós temos os melhores solos, as melhores águas e o o melhor clima. Aqui produzimos todos os cereais, café, frutas, legumes e verduras. Não precisamos importar praticamente NADA. Não precisamos de irrigação artificial. Deus tem nos presenteado com chuvas regulares. Com adubos ou sem nossas safras são fabulosas. Nosso solo tem a cor e o cheiro de terra fértil.  Se a Bíblia fala que Israel é a terra prometida eu falo que o Norte do Paraná é a terra onde se "Plantando tudo dá". O novo "Eldorado". Deus abençoe o norte do Paraná. A minha terra, o meu berço o meu paraíso. Terra de fartura e de gente trabalhadora. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA

Concordo em gênero,numero e grau com o que você diz sobre o  Norte do Paraná, meu prezado Dr. Farina. E com conhecimento de causa. Abraços,
Alvaro Dias
RESPOSTA:
Obrigado por comentar a minha postagem nobre senador. Eu só peço a você ( e a todos os políticos paranaenses) que não olvidem esforços para:
1)- DAR SEGURANÇA À NOSSA POPULAÇÃO. VAMOS COMBATER AS DROGAS E OS TRAFICANTES....
2)- MAIS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA
3) - ENSINO PROFISSIONALIZANTE
4)- MELHORIAS NAS ESTRADAS E REDUÇÃO DO PEDÁGIO
5)- COMBATE A CORRUPÇÃO
6)- TREM PÉ VERMELHO PARA O NORTE DO PARANÁ
7)- CONSTRUÇÃO DE VIADUTOS PARA O TREM EM ROLÂNDIA
8)- APOIO AO TURISMO
9)- INTERNET GRATUITA
10)- INVESTIMENTOS EM RECUPERAÇÃO DE RIOS (MATAS CILIARES)


VÍDEO TREM MONTA O SEU PRÓPRIO TRILHO COM DORMENTES

2º VÍDEO DO JOGO DO NAC 2 x METROPOLITANO ZERO - By FARINA