JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

FOTO PLANTIO DE KIWI















Kiwi (Actinidia chinensis).

A planta é uma trepadeira originária do Vale do Rio Yang-Tze na China, onde cresce de forma silvestre nas margens dos rios e nas orlas sombreadas dos bosques. Pode alcançar até 9 metros de altura. O gênero Actinidia, ao qual pertence o Kiwi tem mais de 50 espécies, a maioria ornamentais e só algumas comestíveis, entre as quais a Actinidia Deliciosa.

É uma planta dióica (plantas femininas e plantas masculinas). As variedades masculinas são essenciais para a plantação e devem ter a característica de florescer na mesma época das variedades femininas. A qualidade da fruta depende de uma boa polinização.

A variedade Hayward fêmea é a mais produtiva e gera frutos de maior tamanho. As variedades utilizadas como produtoras de pólen macho são a Matua e a Tomuri.

A planta foi levada para a Nova Zelândia no início do século XX, onde a fruta foi melhorada e teve seu cultivo organizado.

Hoje o Kiwi está entre nós, sendo cada vez mais consumido no Brasil in natura ou em saladas, sobremesas e pratos exóticos, além de entrar na receita de drinks, sucos, geléias e compotas.

Conservado em geladeira, o Kiwi dura por até 6 meses, sem perder suas propriedades nutritivas e o sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário