JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

BLOG DO FARINA ENTRA EM "BRIGA" REGIONAL


O RIO BANDEIRANTES ESTÁ MORRENDO DESDE A SUA NASCENTE

Focar (FOTO CLUBE ARAPONGAS) quer compromisso ambiental com a sociedade Araponguense e de toda a bacia do rio.
Integrantes do Foto Clube Arapongas (Focar) querem deixar pública a situação das nascentes na cidade de Arapongas, em especial a nascente do Rio Bandeirantes, onde há descarga de detritos do frigorífico, absurdamente construído na nascente do rio. Como o problema não é exclusivo da cidade de Arapongas, o Focar está convidando outros foto clubes e entidades para que participem do projeto, juntando, inclusive, várias cidades.
O Focar já possui várias fotos e um relato sobre a situação em que se encontra a nascente do Rio Bandeirantes. É extremamente triste o cenário de crime ambiental e diz respeito a toda sociedade, já que os reflexos da morte de um rio recaem sobre o futuro de nossos filhos. Além dos detritos do frigorífico, há um abandono total, sendo visível grande quantidade de lixo, móveis usados e entulho nas imediações da nascente, despejo industrial e corte de árvores nativas. Além do mais, o problema se repete em todas as nascentes.
Os integrantes do Foto Clube pretendem encaminhar uma denúncia junto ao Ministério Público contando com o apoio de entidades, entre as quais já estão a Associação dos Contabilistas, Conselho de Segurança e vários outros que estão somando forças.
O apoio de todas as entidades é fundamental. Não se trata mais de uma entidade convidando outra, é hora de fazer a junção de todas as entidades possíveis para estruturar uma dinâmica de controle ambiental e social.
É preciso que todos se unam para que o executivo faça um compromisso na área ambiental, além de acompanhar o trâmite do Ministério Público, protegendo todas as nascentes, começando pela nascente do Rio Bandeirantes, onde o Focar pode registrar a nascente de água cristalina, mas logo depois recebendo despejo industrial, tornando-se esverdeada e fétida.
Com a força de várias entidades é possível exigir qualidade da água das nascentes, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com a realização de coletas e exames pelo menos a cada três meses, denunciando as irregularidades aos órgãos competentes e conscientizando a população sobre o problema que É DE TODOS NÓS, especialmente DO FUTURO DE NOSSOS FILHOS.
Para iniciar o projeto acontece Reunião na Casa da Amizade, com o Rotary Club Gralha Azul de Arapongas, que já mantém um trabalho junto às nascentes de Arapongas reunirá representantes de Rolândia, Arapongas, Apucarana e Maringá.
Atenciosamente
Sandra Gasparotti - Advogada e uma das líderes do Movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário