JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 25 de março de 2013

JOHNNY LEHMANN E O SEU DESCASO COM A HISTÓRIA

FONTE: MANCHETE DO POVO
matéria na capa da Folha de Londrina


Não se trata da cassação do prefeito, mas de uma de suas ações pretéritas que ficará marcada na história de sua administração. Dele e de todos os prefeitos que o antecederam.

A matéria da Folha se refere a um Paraná sem memória e dá um destaque especial à cidade de Rolândia que recentemente perdeu um marco na história da imigração e ocupação do norte do Paraná. O demolido Hotel Rolândia construído na década de 30 foi à primeira construção de Rolândia.

Pouco caso
Em 11 de janeiro de 2011 nós tentávamos entender e impedir a demolição do Hotel Rolândia que já vinha pedindo socorro há anos. José Carlos Farina e eu, Rodrigo Stutz, entrevistamos o Sr. José Anísio (Mineiro) então proprietário do Hotel que informou ter feito de tudo para evitar a demolição. Segundo ele nenhuma administração deu atenção à família dos proprietários do hotel ou algum tipo de auxílio como o desconto de IPTU.
Mineiro contou que procurou a prefeitura por duas vezes na pessoa do Secretário Ernesto Nogueira, mas não foi levado a sério e a resposta era que o município não tinha dinheiro para adquirir o imóvel avaliado em 2 milhões de reais (dinheiro que foi gasto em publicidade durante os 4 anos de administração).
Diante da pressão popular e uma Ação Popular ajuizada por José Carlos Farina a prefeitura se comprometeu em comprar parte das madeiras do saguão do hotel com a promessa de reconstruir a fachada no centro histórico que também seria construído. Após ser demolido e não desmontado como deveria, dois anos se passaram e até agora o que resta são as madeiras abandonadas em um barracão no pátio da prefeitura.

Madeira abandonada e escondida pela prefeitura
Após inúmeras tentativas de contato com a prefeitura para que nos informasse as condições das madeiras somente com o auxílio do vereador Zé de Paula foi possível entrar e tirar as fotos. O que constatamos foi um amontoado de madeiras impostas ao tempo com evidente descaso.
As fotos foram levadas até o centro de história na Universidade Estadual de Londrina e mostradas para o Dr. em história Marco Antônio Neves Soares. Ele afirmou categoricamente que o hotel não foi desmontado de forma correta, mas demolido e destruído. "Temos a fachada do Hotel? Eu duvido! A desmontagem da edificação não obedeceu nenhum critério técnico", garante.

Funcionário perseguido
Para tirar as fotos o vereador Zé de Paula entrou no pátio da prefeitura já que como vereador tem acesso livre sem precisar ser anunciado. Pois bem, fui informado alguns dias depois que o senhor que cuidava da portaria foi repreendido e retirado da função por ter permitido que o vereador entrasse no local. Perseguido e hostilizado por cumprir seu papel, como se o descaso e abandono da coisa pública fosse culpa dele. Pobre homem hoje está lotado em outro local.

Desentendimento, mentira ou incompetência?
Em setembro de 2011 foi noticiado que a Prefeitura de Rolândia, por meio da Secretaria de Planejamento,  teria iniciado a construção do Centro Histórico da cidade no espaço da antiga Estação Ferroviária onde também seria reconstruída a fachada do hotel.
Já em resposta a matéria feita pelo Jornal Manchete do Povo em 31 de janeiro de 2013 a explicação foi que "a empreiteira Plainpar, de Curitiba, estaria tendo dificuldades para cumprir com as metas de execução da obra. A Caixa só repassa os valores depois de cumpridas estas metas, por isso a obra está sendo concluída aos poucos".
E agora em matéria publicada pela Folha de Londrina neste Domingo 24 de março de 2013 a Secretária de Cultura Maria Luiza fala que a estação está invadida e a documentação teria ficado pronta só agora, de acordo com ela serão mais 45 dias para o prazo das licitações necessárias e só depois a construção iniciará.
O que devemos pensar? Se em 2011 no site da prefeitura e no jornal Tribuna foi amplamente divulgado início da construção do centro histórico, divulgada a obra também na campanha eleitoral do então prefeito.

Vergonha
Já são dois anos de cobranças e desculpas e até agora nada. O que ganhamos foi um enorme destaque dado em um jornal regional como a Folha de Londrina.
Em janeiro de 2011 eu publiquei no blog Teto de Barro a seguinte frase: "Segura mais essa Prefeito, ou o Sr. vai ficar marcado pelo resto da vida como o prefeito que deixou a primeira construção de Rolândia ser demolida."
Dito e feito. Coloca mais essa na conta do Johnny e seu grupão cassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário