JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 9 de abril de 2013

JABUTICABA CONTRA O CÂNCER e DIABETES


Casca de jabuticaba pode reduzir dois tipos de câncer


Fato foi revelado através de uma pesquisa brasileira realizada pela UnicampPOR CLAUDIA BORGES EM 08/04/2013 11:31, EM NUTRIÇÃO E SAÚDE
Crédito: Thinkstock
Para quem adora jabuticaba, acaba de ser divulgada uma ótima notícia. Além de ser gostosa e nutritiva — pois é fonte de fibras, ferro, fósforo, vitaminas C e do complexo B, niacina e antioxidantes que combatem o envelhecimento —, a fruta também pode reduzir dois tipos de câncer e ainda prevenir a diabetes por uma substância contida na sua casca.
De acordo com a pesquisa, realizada pelo departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp), que é a mais completa já feita sobre a jabuticaba, as melhores propriedades da fruta estão na casca. Para realizar os estudos, os pesquisadores transformaram essa parte do alimento em um extrato, que foi testado em células humanas com alguns tipos de câncer.
Os resultados mostraram que houve uma redução de 50% no crescimento de células de leucemia e de câncer de próstata. Segundo Mário Roberto Maróstica Junior, o principal autor do estudo, essa redução se deu porque a fruta é rica em compostos fenólicos, que contêm antocianinas e os taninos, os mais potentes que conferem a cor escura da casca da jabuticaba e combatem o envelhecimento celular.
Já para comprovar a eficácia do consumo da fruta para a prevenção da diabetes, foi realizada um estudo com ratos obesos, que foram alimentados com farinha da casca de jabuticaba, que resultou em um efeito de prevenção da doença tipo 2. A farinha foi oferecida aos animais durante 30 dias e provou ser eficaz na redução de 10% de glicemia e na redução do colesterol sanguíneo.
Os pesquisadores indicam que o consumo de dez unidades de jabuticaba ao dia, com a casca, é suficiente para auxiliar na prevenção de doenças, quando aliado a um estilo de vida saudável com alimentação equilibrada e exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário