JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 28 de abril de 2013

O Violeiro de Lerroville estreia no dia 5 de maio


cartaz-violeiro
O curta-metragem “O Violeiro de Lerroville”, uma produção da Filmes do Leste com realização da RPC TV (retransmissora da Rede Globo no Paraná), estreia no dia 5 de maio no programa Revista RPC, domingo à noite, no quadro Casos & Causos. O filme de 9 minutos, escrito e dirigido por Carlos Guilherme Fortes, mostra o retrorno de um violeiro que, convocado à Guerra, se afasta do seu amor.
Estrelado por Gabriel Galdino e Ana Karina Barbieri, o filme foi rodado em Lerroville, que está comemorando 50 anos de fundação e é o distrito mais distante da zona urbana de Londrina. “A ideia surgiu há alguns anos: sempre me intrigei com o aspecto trágico das músicas caipiras produzidas na região, e pensei que essas histórias cantadas poderiam se transformar em um filme”, revela Carlos Guilherme Fortes, que faz sua estreia na direção.
A canção tema foi composta especialmente para o filme pelo jornalista e escritor londrinense André Simões, que dialogando com a tradição da música regional introduziu elementos da trama tornando o filme “O Violeiro de Lerroville” um musical caipira. “A ideia era não só retratar uma história através de imagens, mas também pela música. Por isso o trabalho do André foi tão essencial”, acresecenta o diretor do filme.
O curta integra o projeto Londrina Sonora, que partindo de gêneros musicais distintos registra diferentes regiões da cidade: “Embora seja uma cidade relativamente nova, Londrina já tem uma cultura musical sólida e muito diversificada. A ideia é que a partir desse projeto possamos mostrar essa diversidade, e registrar as diferentes paisagens que encontramos na cidade”, explica o coordenador do projeto, o cineasta Rodrigo Grota. Até o mês de junho ainda serão produzidos três curtas: “California Soul”, de Artur Ianckievicz; “Jardim Tókio”, de Rodrigo Grota; e “Guanabara”, de Guilherme Peraro.
Com fotografia de Guilherme Gerais e direção de arte de Felipe Augusto, “O Violeiro de Lerroville” conta com produção de Argel Medeiros, Bruno Gehring e Gisele Almeida, figurinos de Nelio Pinheiro, projeto gráfico e animação de Arthur Duarte e Vinícius Leite, e trilha sonora original de Caetano Zaganini Filho.
O filme “O Violeiro de Lerroville”, que conta com produção associada da Kinoarte, será exibido inicialmente na TV e depois poderá ser visto na tela grande em setembro no 15o Festival de Cinema de Londrina, em uma sessão especial com todos os curtas do projeto Londrina Sonora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário