JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 25 de maio de 2013

DANIEL STEIDLE CHAMA A IMPRENSA REGIONAL CONTRA PARQUE DO CHUMBO


  • Moradores rechaçam parque industrial e pedem conservação de área verde em Rolândia

    PAULINE ALMEIDA - ODIARIO.LONDRINA




Um grupo de moradores de Rolândia (24 km de Londrina) está mobilizado para garantir a preservação ambiental do trecho da PR-170, entre a cidade e o distrito de São Martinho. Um projeto de lei da prefeitura pretende implantar o novo parque industrial do município na área.
O proprietário da Fazenda Bimini, exemplo de educação ambiental, Daniel Steidle, informou que o projeto da gestão pública vai contra um modelo de desenvolvimento sustentável. "O prefeito várias vezes manifestou que quer fazer dessa área uma nova área de indústria, sendo que Rolândia já tem parque industrial consolidado e não totalmente utilizado", comentou neste sábado (25).
O prefeito Johnny Lehmann (PTB) havia sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas retornou à administração nessa semana após obter uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral. A sua volta deve acarretar na retomada das discussões na Câmara sobre o projeto de lei.
No início de abril, vários moradores estiveram no Legislativo pedindo o apoio dos vereadores para manter a área verde, inclusive retomando o nome histórico de Estrada da Fartura. "São as terras mais férteis do norte do Paraná, existe agricultura consolidada, uma oferta grande de gastronomia com sete restaurantes, trabalho de educação ambiental, filmes que foram gravados aqui", contou Steidler.
Um laudo do Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas (Labre) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) também atesta a importância da área. "Dentro deste contexto, consideramos que o potencial da região deve ser respeitado e que é moralmente inaceitável qualquer gestão pública no sentido de descaracterizar esta situação", aponta o documento.
Somente entre novembro de 2004 e agosto de 2006, 14.322 mudas de 86 espécies foram plantadas no trecho. O Labre defende o potencial de geração de renda que a Estrada da Fartura tem, desenvolvendo serviços como o turismo ambiental. O grupo deve preparar uma manifestação na PR-170, caso a prefeitura mantenha a intenção de implementar o parque industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário