JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Laboratório de Biodiversidade da UEL dá parecer sobre industrialização no km. 7


O Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas (Labre), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem desenvolvido atividades de pesquisa e extensão na área rural entre o município de Rolândia e o distrito de São Martinho. Consideramos que se trata de uma região com rico patrimônio histórico e natural, restaurado e conservado por entes privados sem qualquer apoio do setor público. A região, com suas estradas e fazendas, destacando-se a Fazenda Bimini, tem sido reconhecida até mesmo internacionalmente como referência de atrativo turístico rural e como exemplo de recuperação ambiental.
Para citar um exemplo destas experiências, o Labre-UEL desenvolve estudos sobre “reservas legais” produtivas com utilização de árvores nativas, com fins ambientais e de exploração econômica, na Fazenda Bimini desde 2004. Na área foram plantadas, entre novembro de 2004 e agosto de 2006, 14.322 mudas de 86 espécies arbóreas nativas, com diversas possibilidades de geração de renda, seja por fornecimento de produtos florestais madeireiros como não madeireiros (alimentos, remédios, produção de mel). Esta iniciativa tem chamado a atenção de visitantes de várias origens na região, no Brasil e até mesmo de outras partes do mundo, juntamente com o reconhecido trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pela Fazenda.
Dentro deste contexto, consideramos que o potencial da região deve ser respeitado e que é moralmente inaceitável qualquer gestão pública no sentido de descaracterizar esta situação.

Prof. Dr. José Marcelo Torezan
LABRE - Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas
UEL – Universidade Estadual de Londrina

Um comentário: