JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 25 de maio de 2013

OPÇÕES DE TURISMO PARA O INVERNO NO BRASIL


Veja destinos para curtir o frio com economia no feriadão

Cidades que costumam ser destino certo nessa época do ano podem não caber no orçamento; descubra alternativas mais econômicas
Redação Bonde
No calendário o inverno só começa no dia 21 de junho, mas os termômetros marcando baixas temperaturas mostram que, na prática, a estação já chegou. E com o frio, chega também a vontade de fazer coisas típicas deste período: comer um gostoso fondue, apreciar um saboroso vinho, ou aproveitar o tempo livre em frente à lareira, preferencialmente durante uma viagem. 

No entanto, cidades que costumam ser destino certo nessa época do ano podem não caber no orçamento. Campos do Jordão e Serra gaúcha são exemplos. Talvez pelo alto fluxo de turistas que estas regiões recebem nesta época do ano costumam inflacionar os preços dos pacotes, que chegam a custar o mesmo que uma viagem a Miami. 

Como turismo no inverno não se resume a Gramado e Campos do Jordão, selecionamos alguns destinos tão aconchegantes quanto os mais badalados nesta época, porém com preços bem mais em conta. Confira! 

Monte Verde, Minas Gerais 

Reprodução


No Brasil, diversas cidades serranas estão aptas a receber quem procura o friozinho e diversão. Monte Verde, em Minas Gerais, talvez seja a mais famosa delas. Embora o distrito abrigue hotéis caros e renomados, de acordo com o site de pesquisa Decolar.com, por lá é possível encontrar hotéis com diárias justas. 

São Francisco Xavier, São Paulo 

Reprodução


Outra boa opção é São Francisco Xavier, o distrito pertence ao município de São José dos Campos, em São Paulo, na região do Vale do Paraíba. Cidade pequena, com pouco mais de 2,8 mil habitantes, ela possui hospedagem e bons restaurantes para quem busca: frio, sossego e boa comida. O site www.saofranciscoxavier.org.br disponibiliza várias dicas de pousadas na cidade. 

Petrópolis, Rio de janeiro 

Reprodução


Para quem está no Rio de Janeiro, a opção pode ser Teresópolis. A cidade, que juntamente com os municípios de Petrópolis e Nova Friburgo, faz parte da Região Serrana, muito procurada por turistas devido ao clima agradável e paisagens exuberantes. Teresópolis, inclusive, tem um novo atrativo: desde o final do ano passado entrou no mapa da cultura cervejeira com o lançamento da Vila St. Gallen, da cervejaria Therezópolis. O complexo gastronômico é inspirado nas cidades européias, trazendo diversos ambientes, como capela, abadia, salão, bier garten, bar e uma microcervejaria. 

Paranapiacaba, Serra do Mar de São Paulo 

Reprodução


Por fim, Paranapiacaba, localizada na Serra do Mar em São Paulo, é mais uma opção. Mas aqui esqueça a tranqüilidade e os momentos na frente da lareira. A cidade se destaca por permitir diversas atividades radicais ao ar livre, como trilhas de diferentes níveis, canyoning, escalada em rocha, montanhismo, motocross, rapel, tirolesa e trekking. A cidade é também uma das mais baratas em termos de hospedagem. 

Curta o frio sem sair do Paraná 

Reprodução


Quem curte viajar nos meses mais frios do ano não precisa fazer longas viagens para aproveitar o clima aconchegante normalmente encontrado em cidades nas montanhas. Aqui mesmo, no Paraná, é possível visitar lugares acolhedores e muito bonitos, com natureza deslumbrante e boa estrutura de hotéis e pousadas. Tudo com muita economia. É o caso de Sengés, Faxinal, da Rota do Café, Tibagi, Prudentópolis e Tomazina

A beleza da Serra Catarinense 

A Serra Catarinense é opção para quem quer se aventurar um pouco mais ao Sul do país. Região é repleta de atrações como trilhas, cachoeiras, paredões e cânions. Com alguma sorte e dependendo do clima, dá até para brincar na neve. Na região, os preços das hospedagens são bem convidativos. 

Reprodução


Em nenhum outro lugar do Brasil faz tanto frio. E é em busca da neve que chegam viajantes do país inteiro às cidades de Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra. Mas esse milagre dos céus, que ocorre só uma ou outra vez ao ano, é apenas um dos encantos dessa região cheia de belezas naturais. Entre escarpas, encostas e espigões, misturam-se araucárias, campos abertos e remanescentes de Mata Atlântica - tudo isso num cenário grandioso cujo maior destaque são cânions de até 1.800 metros de profundidade. 

Boa parte da serra catarinense está protegida pelo Parque Nacional de São Joaquim, mas há muito para se explorar também no entorno. Basta calçar a bota de caminhada ou subir no lombo de um cavalo. E não se esqueça de levar um bom casaco: no lugar mais gelado do Brasil, o frio pode ser surpreendente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário