JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 17 de junho de 2013

PROTESTO AGORA EM LONDRINA REÚNE MILHARES

Manifestantes seguem descendo a Higienópolis; acompanhe
Guilherme Batista - Redação Bonde

Cerca de mil pessoas se reuniram em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, no calçadão de Londrina, para dar início ao protesto marcado pelo Facebook. Eles prometem percorrer mais de três quilômetros pela área central da cidade, e iniciaram a passeata às 18h09 rumo à avenida Higienópolis. Às 18h30, eles já dobravam a avenida. Meia hora depois, chegaram ao cruzamento com a avenida JK. 


Por volta das 19h15, o protesto seguiu descendo a Higienópolis. Um ônibus teria sido pichado pelos manifestantes, que neste momento já somam mais de 4 mil pessoas. 



Nas redes sociais, diversos internautas postam fotos das passeatas. 



Instagram/Reprodução - Instagram: @gecristina
Instagram: @gecristina 



Os manifestantes ocuparam os dois sentidos da avenida Higienópolis, passando entre carros parados na via. Motoristas buzinaram em apoio ao protesto



O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) foi até a aglomeração à procura dos organizadores, e reiterou o apoio à manifestação pacífica e democrática. 



"O povo acordou. O povo decidiu. Parar a roubalheira ou paramos o Brasil", gritam os manifestantes, que tem a presidente Dilma como principal alvo. 



No início da caminhada, manifestantes gritam "Sai do Facebook" e "Vem pra rua", convocando moradores de prédios do calçadão e ruas por onde passam a aderir. As pessoas apoiam e incentivam a passeata. Não há nenhum registro de confusão. 



A grande maioria dos presentes é de jovens, com menos de 25 anos. Eles carregam diversos cartazes protestando principalmente pelo passe livre, contra a corrupção e a violência policial nos protestos da semana passada em São Paulo. A hashtag "O gigante acordou", usada nas redes sociais para promover o protesto, também é vista em cartazes. O grito de "vem pra rua" também foi ecoado. 


Reprodução



A CMTU ficou do outro lado do calçadão, acompanhando de longe a manifestação. 



Chamou a atenção no início do protesto a participação ativa de Emerson Petriv, o "Boca Aberta", que chegou a ser preso na semana passada ao invadir a Câmara de Vereadores. 



Ele está em uma moto com caixa de som, gritando palavras de ordem e dando voz a quem queira fazer reivindicações. Os manifestantes devem subir o calçadão até a avenida Higienópolis e em seguida ir até o aterro do lago Igapó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário