JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Avião do presidente boliviano Evo Morales deixa Viena

AFP

Da AFP, em Viena
  • Patrick Domingo/AFP
    Presidente boliviano Evo Morales embarca em avião oficial para deixar Viena
    Presidente boliviano Evo Morales embarca em avião oficial para deixar Viena
O avião do presidente boliviano Evo Morales decolou nesta quarta-feira (3) de Viena, onde teve que fazer uma escala na terça-feira (2) depois que vários países europeus fecharam o espaço aéreo pela suspeita de que transportava o fugitivo americano Edward Snowden.
O avião presidencial fará uma escala nas Ilhas Canárias (Espanha), anunciou Morales em uma entrevista coletiva. A Espanha e outros países europeus autorizaram nesta quarta-feira a entrada da aeronave em seu espaço aéreo.
Mais cedo, o presidente da Bolívia, Evo Morales, reclamou da maneira como foi tratado depois que seu avião foi desviado para Viena na terça-feira.
"Não sou um criminoso", afirmou Morales no aeroporto da capital austríaca à Agência Austria Press, depois que, segundo as autoridades bolivianas, vários países europeus negaram autorização de entrada no espaço aéreo.
O embaixador da Bolívia na ONU, Sacha Llorenti, considerou o bloqueio do avião do presidente Morales um "ato de agressão".
"Não se fez nenhuma concessão", disse o diplomata, em referência à recusa boliviana de permitir uma inspeção da aeronave para garantir que não transportava Snowden.
"As vidas do presidente, de sua delegação e da tripulação foram colocadas em perigo", disse Llorente, que está em Genebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário