JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 10 de julho de 2013

COMEÇA O FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA 2012

Todas as músicas

33º Festival de Música de Londrina abre hoje com show e prossegue até o dia 27 de julho com dezenas de cursos e apresentações
Elvira Alegre/Divulgação
Festival reúne centenas de artistas, professores e alunos; mais de 80 apresentações serão realizadas em diversos espaços de Londrina e região
Um show do músico, poeta e jornalista Rodrigo Garcia Lopes faz o pré-lançamento hoje do 33º Festival de Música de Londrina. A solenidade oficial de abertura, porém, será no fim de semana com concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) no sábado e Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) no domingo na Catedral Metropolitana. 

O festival prossegue até o dia 27 de julho com suas tradicionais grades artística (concertos e shows) e pedagógica (cursos e oficinas) reunindo centenas de artistas, professores e alunos de várias regiões do País e do exterior. Mais de 80 apresentações serão realizadas em diversos espaços da cidade e nas extensões que, neste ano, abrangem os municípios de Maringá, Apucarana, Arapongas, Cornélio Procópio, Rolândia, Cambé, Ibiporã, Faxinal e Mauá da Serra. 

A diversidade contemplada no evento vai da ópera ao rock passando pelo choro, samba e tango. "Nosso slogan é o festival de todas as músicas. Não fazemos distinção entre música erudita e música popular. A música é boa ou ruim. A cada ano procuramos abrir mais o leque, mas sempre com a preocupação de manter a qualidade", diz o pianista e diretor do evento Marco Antônio de Almeida. 

Entre as principais atrações estão o contrabaixista norte-americano Catalin Rotaro, o duo alemão Halensis, a pianista russa Julija Botchkowska, o Quaternaglia Guitar Quartet (de São Paulo), o Quinteto de Sopros Conclave (São Paulo), o grupo Libertango (Rio de Janeiro) e o Grupo de Choro de Brasília. 

Durante entrevista coletiva realizada ontem, Almeida chamou a atenção para a presença do gaitista José Staneck, que será solista no concerto deste domingo da Osuel. "A gente se encontrou no Rio de Janeiro e ele me contou sobre o projeto de lançar um tema num concerto que fará em outubro por lá. Convidei-o imediatamente para fazer o lançamento em Londrina. Será a primeira audição mundial dessa peça para gaita de boca. Além disso, ele vai conduzir uma oficina desse instrumento com meninos de rua. Será uma das grandes surpresas deste festival", garante o diretor. 

Outra atração destacada durante a entrevista é o concerto marcado para o dia 17 no Calçadão em que o duo alemão de piano Halensis executará a peça "Petroushka", do compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971). "Será um choque cultural porque a obra será dançada por um grupo de street dance (dança de rua) formado por jovens sem nenhuma formação musical. Será um escândalo no Calçadão", assinala ele. 

A exemplo de edições anteriores, o 33º FML contará com efemérides. Os 150 anos de nascimento de Ernesto Nazareth serão lembrados em shows do Grupo Choro de Brasília, Libertango e Quinteto de Sopros Conclave. O concerto de encerramento do evento vai trazer a Osuel e músicos convidados interpretando peças em homenagem aos 200 anos de nascimento dos compositores Richard Wagner (1813-1883) e Giuseppe Verdi (1813-1901).

Esse concerto terá regência do maestro japonês Daisuke Soga, que participa pela sétima vez do festival. Ele, aliás, será homenageado na próxima segunda-feira pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Honorário de Londrina. 

Reforçando a pluralidade sonora do evento, o rock figura na programação com shows de várias bandas na Concha Acústica durante a comemoração do Dia Mundial do Rock (13 de julho-SÁBADO). Há também um concerto da Osuel ao lado da banda Beatles for Sale e um show da banda Surface destinado à gravação de um DVD

A programação pedagógica oferecerá este ano 64 cursos, incluindo regência, instrumentos, voz, estruturação musical, música popular, música de raiz, cursos para crianças, oficina de choro e música e tecnologia. A grade inclui ainda 10 práticas de conjunto. As aulas ocorrerão no Colégio Mãe de Deus. 

Integrado ao festival, o Simpósio Paranaense de Educação Musical chega à 18ª edição focando a implementação do ensino de música na educação básica, já transformada em lei. Autoridades e pesquisadores do assunto estarão em Londrina para participar da mesa de encerramento de uma série de seminários regionais realizados para discutir o tema. Essa mesa ocorre na próxima segunda-feira com transmissão pela internet. 

As inscrições para o Simpósio são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.fml.com.br, onde também consta toda a programação do festival. Já os ingressos para os shows e concertos começam a ser vendidos hoje a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) nas bilheterias do Royal Plaza Shopping, diariamente das 10h às 18 horas. 

O 33º FML é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML. O evento tem patrocínio do Ministério da Cultura, Copel, Petrobras, Caixa, Unimed, Sesi, Plaenge, Sonkey, Verniè Citroen, Marajó, Colégio Maxi e Royal Plaza Shopping. E do Blog do Farina.

Nelson Sato
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário