JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 10 de julho de 2013

LONDRINA - LIMPEZA DO BOSQUE

FOLHAWEB

Sema inicia raspagem de pista do Bosque

Marcos Zanutto
Pedriscos contaminados serão descartados na CTR
Londrina - A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) iniciou ontem a raspagem dos pedriscos do Bosque Central. O material colocado no entorno do Zerinho estaria contaminado, segundo o secretário municipal do Ambiente, Cleuber Brito. "O pedrisco acumulou, ao longo dos últimos três anos, muita sujeira, fezes e penas dos pombos e lixo", explicou. O maior problema, de acordo com ele, encontra-se nas curvaturas da área. "São pontos que juntam água da chuva, que, por sua vez, ajuda a apodrecer os pedriscos e gerar mau cheiro", contou. 

O pedrisco está sendo removido por uma empresa autuada pela Sema por crime ambiental. "Assinamos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a firma e revertemos a pena em horas-máquina. Algumas delas vão ser usadas na raspagem do material do Bosque. As outras serão destinadas ao Parque Daisaku Ikeda, que deve ser limpo pelas nossas equipes nas próximas semanas", destacou. 

O pedrisco está sendo removido por um maquinário específico e transportado para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR). "O material vai ficar sobre as pilhas de lixo. Como está contaminado, não podemos fazer nada com ele", adiantou Brito. O trabalho de raspagem deve ser concluído amanhã. "Depois disso vamos colocar pedriscos novos no Bosque", acrescentou o secretário. 

Questionado se o material novo não vai sofrer os mesmos problemas do que o que está sendo retirado, Cleuber Brito foi taxativo: "Tínhamos a opção de esperar pelo aparelho eletromagnético que vai espantar os pombos, mas preferimos arriscar. Pode ser que os dispositivos não sejam instalados em um prazo curto de tempo. Independentemente disso, vamos conseguir cumprir o nosso principal objetivo, que é o de acabar com o mau cheiro no local".

Guilherme Batista
Equipe Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário