JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 25 de julho de 2013

OVNI ( DISCO VOADOR ) EM LONDRINA 1982

 Londrina 1982


Segundo o fotógrafo Mário Mori, eram 20h30min de uma noite do verão londrinense. 25 de janeiro de 1982. Céu limpo. Na varanda de sua residência situada na Rua Lindóia, Parque Alvorada, Região Oeste, Mário Mori descansava após o jantar. Quando de repente avistou um objeto voador. Diz que ficou assustado com o que viu. Passados duas décadas e meia, a emoção já está controlada, mas, mesmo assim, seu relato ainda permanece surpreendente:

“– O objeto voador irradiava uma luz forte. Elas variavam entre a cor rósea, prata, laranja. A forma era de dois pratos sobrepostos. Ele girava sobre si mesmo. Tinha uns 15 a 20 metros de comprimento. Era um objeto grande. Do tamanho de um avião. Flutuava entre o Campus da UEL e o Jardim Tókio. Estava em cima do Tókio. O objeto estava próximo. Seu movimento era visível. Já vi meteoros, dos grandes. Não era a mesma coisa. Peguei minha máquina com objetiva e tirei três fotos. A primeira é a que ficou conhecida; a segunda saiu tremida; e a terceira... Bem. A terceira eu foquei o objeto no visor da máquina e disparei. Quando revelei o filme, na foto aparecem as luzes da UEL, das casas na baixada do Tókio, mas, estranhamente, o objeto não aparece na foto... Mas eu vi quando ele desapareceu. Ele desapareceu depois, num ponto de luz.”

Patrulha extraterrestre?

O curioso é que Mário Mori registrou o objeto às 20h30min, e, às 22h55min, o falecido sr. Otávio Alves Costa avistou, da Rua Souza Naves, um objeto voando em linha reta na direção Cambé-Londrina. O objeto estava próximo e a baixa altitude, pois o aposentado disse ter pensando primeiramente de que se tratasse de um avião a jato, tanto que se espantou que o objeto não produzisse qualquer som. Horas mais tarde, mais três pessoas trafegando pela antiga estrada Rolândia-Londrina, também avistaram um objeto. Com tantos relatos e um prova fotográfica, fica a grande pergunta: na noite de 25 de janeiro de 1982, Londrina foi visitada por um mesmo objeto voador ou por três diferentes naves?

Repercussão do fato

A foto de Mário Mori passou por uma investigação minuciosa de experientes fotógrafos do Foto Clube de Londrina. Além da análise dos negativos, Mori respondeu a uma longa sabatina. Não havia dúvida. Era real. E aquilo que parecia ser somente uma notícia local de repente ganhava destaque nacional. A revista Veja de 17/02/82 publica a foto do OVNI de Londrina; a “Super interessante” n. 1 de 1988, também discutiria o caso; e a Revista UFO n. 68 de novembro de 1999, relembraria a foto, considerada uma dos mais nítidos registros de aparição de OVNI no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário