JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 20 de julho de 2013

PODE GEAR E NEVAR NO PARANÁ

Neve pode voltar a cair no Paraná na próxima semana
Para meteorologista, neve é apenas uma possibilidade. No entanto, a queda brusca de temperatura deve ocorrer em todo o Estado com geadas em Londrina
Rafael Fantin - Redação Bonde

A temperatura no Paraná começa a cair, drasticamente, a partir da próxima segunda-feira (22) e pode até provocar a queda de neve no Sul do Estado nos municípios de Palmas, General Carneiro Clevelândia e Pato Branco. No Norte do Estado, a previsão é de geada com mínima prevista de 2º para Londrina na terça-feira (23). 



O meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, explicou que a condição favorece a neve, mas esclareceu que só é possível confirmar a previsão entre 24h e 48h antes do evento. "Com a queda brusca de temperatura, ocorre uma grande variação dos indicadores, o que possibilita a confirmação em um curto espaço de tempo antes da ocorrência. Quase todos os anos, a meteorologia detecta condições para neve, que para de fato acontecer depende da umidade e da baixa temperatura." O último registro de neve no Estado ocorreu em agosto de 2011 na cidade de Palmas com a queda rápida de pequenos flocos. 



Se a neve é apenas uma possibilidade, o frio já é uma certeza para a próxima semana. Jacóbsen ressaltou que uma massa intensa de origem polar deve influenciar as temperaturas em toda Região Sul e nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, o que não ocorreu nos últimos anos. Em 2012, houve duas semanas de geadas registradas apenas no Rio Grande do Sul. "Essa massa polar está se deslocando pelo continente sem perder a intensidade e vai derrubar a temperatura em vários estados",informou



Geada em Londrina 



A geada é uma das principais preocupações devido aos prejuízos que o frio intenso pode causar naslavouras do Norte do Paraná. De acordo com Jacóbsen, a geada deve ocorrer a partir de terça-feira (23) ou quarta-feira (24) após a frente fria deixar a região de Londrina. "O frio só entra quando a frente fria, que provoca chuva, for embora", acrescentou. 



"A neve é algo pontual, mas a geada pode prejudicar a agricultura e, com certeza, o frio deve afetar todos paranaenses", avaliou o meteorologista do Simepar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário