JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Aposte na chia para saciar a fome e queimar gorduras

Reprodução
Rica em fibras, oferece a sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento
Redação Bonde*


Nestes dias frios, algumas comidas ficam ainda mais apetitosas e passam a fazer parte da rotina. Não há quem resista a fondue, pizza, sopa, queijo e vinho e, até mesmo, feijoada. Com as temperaturas baixas e o clima propenso a ficar em casa, as pessoas exageram em comidas pesadas e deixam de ir à academia alguns dias, o que pode causar aumento do colesterol e indesejado ganho de peso. 


Para amenizar a 'gula' do inverno, invista em alimentos funcionais como a semente de chia, que é rica em fibras e auxilia no emagrecimento. Originária do México e Colômbia, essa herbácea impede a absorção degorduras durante a refeição, dá sensação de saciedade, pois possui aminoácidos essenciais como metionina e fenilalanina e, também, tem fibras dietéticas que dão a sensação de plenitude no estômago. 



Rica em ômega 3, vitaminas C e do complexo B, zinco, potássio, cálcio, fósforo e cobre, a chia é um excelente antioxidante, melhora a glicemia, repõe o ferro e estabiliza a coagulação. Além disso, é rejuvenescedora, antienvelhecimento, ajuda na hipertensão arterial, no aumento de colesterol bom, no diabetes, nas doenças do coração e ainda combate à obesidade devido às propriedades antiinflamatórias do ômega 3. 





É recomendado, em geral, o consumo de duas colheres de sopa ao dia durante as refeições. Pode-se adicionar ao iogurte, leite, saladas, sopas, arroz, feijão e nas preparações como pães, bolos, tortas e massas, em forma de grão ou farinha. Também pode ser manipulada em laboratório. 



Não há contraindicações para o uso da semente, mas é importante lembrar que em excesso pode causar diarreia, uma vez que é uma fibra e acelera o metabolismo e o trânsito intestinal. Para alcançar o emagrecimento ideal, é imprescindível o acompanhamento de um especialista e a prática de atividade física diária. 



*Por Sylvana Braga, nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro "Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural (www.sylvanabraga.com.br). 
COMO CONSUMIR:
7/mar/2012
avatar
Olha. Descobri a Chia em dezembro de 2011 e passei a utilizar como substituto de uma refeição. No caso o jantar. É simples: Preparo algumas horas antes uma colher de Chia misturada em 150ml de iogurte ligth. Importante preparar bem antes do consumo para dar tempo da semente inchar (ela aumenta até 12 vezes seu tamanho). À noite, no horário que deveria jantar eu consumo a bebida que preparei. Antes de me deitar como uma fruta, gelatina diet ou até duas ou tres castanhas e posso garantir que não passo fome. Fazendo isso emagreci 22 kg em 10 semanas e hoje consigo manter meu peso administrando a Chia e outros alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário