JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Gobekli Tepe, o mais antigo templo religioso do mundo

FONTE: RAMANAVIMANA
gobekli tepe

Mapa

A historiografia tradicional, essa que ainda é a dominante na História, determina o tempo linear humano em estágios progressivos do primitivo ao civilizado. Mas de vez em quando, surgem monumentos, ruínas, artefatos, escritos antigos ou outras evidências que não se encaixam nessa organização temporal. São coisas sofisticadas ou tecnologicamente avançadas demais para a época ou o meio em que foram encontradas. É o caso da incrível descoberta arqueológica feita em 1994 na região de Gobekli Tepe, área rural do sudeste da atual Turquia.
Contendo várias casas e círculos de enormes pilares de pedra em forma de “T” esculpidos com cenas de animais e que datam do décimo primeiro milênio AEC, Gobekli Tepe é considerado o mais antigo centro de culto do mundo, seis mil anos mais antigo do que Stonehenge. No entanto, evidências sugerem também que as pessoas que o construíram não eram de uma civilização sofisticada, eram semi-nômades caçadores, que provavelmente desconheciam a agricultura ou tinham uma bem rudimentar – povos pré-históricos que ainda não tinham desenvolvido sequer ferramentas de metal ou mesmo cerâmica.

gobeklitepe_nov08_2
Um braço, uma raposa e outras esculturas estranhas adornam pedras em Gobekli Tepe, na Turquia.
gobeklitepe_nov08_3
A chave para a decifração dos propósitos do templo pode ser entender sua coleção de animais estranhos

gobeklitepe_nov08_4
Abutre com um escorpião esculpidos. Alguns povos antigos reverenciavam abutres para levar a carne dos mortos para o céu.

gobeklitepe_nov08_5

Uma raposa esculpida em Gobekli Tepe.
gobeklitepe_nov08_6

Gobekli Tepe foi criado e organizado por povos pré-históricos que ainda não tinham desenvolvido ferramentas de metal ou mesmo cerâmica.
gobeklitepe_nov08_7
Segundo o arqueólogo Klaus Schmidt, "este é o primeiro lugar sagrado construído por humanos".
gobeklitepe_nov08_8

O nome Gobekli Tepe significa "Colina da Barriga" em turco.
gobeklitepe_nov08_9

Obra de pedreiros pré-históricos
goebekli_tepe_1
Visto de cima

Por causa de Gobekli Tepe, os arqueólogos agora têm que se perguntar como um povo não sedentarizado foi capaz de criar um complexo espaço de culto ainda no período conhecido como mesolítico, milênios antes das primeiras cidades e dos primeiros templos da Mesopotâmia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário