JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Qual a quantidade de carne devemos consumir diariamente?

Vegetarianos e veganos precisam de uma atenção especial à dieta para suprir as necessidades
Sua Saúde - Folha de Londrina

A carne é um alimento fonte de proteína, componente muito importante para o crescimento saudável, função e reparação de todas as células do corpo, transporte de nutrientes, formação de tecidos e outros componentes biológicos do nosso organismo. As proteínas são formadas por aminoácidos, e quando há deficiência, pode comprometer células, tecidos e órgãos. 


A quantidade a ser ingerida vai depender do peso, nível de atividade e gasto calórico. Segundo a RDA (Recomended Diey Allowances), a necessidade diária recomendada de proteína é de 8g/kg de peso corporal/dia. Ou seja, um indivíduo de 70kg deve ingerir 56g/dia. Normalmente essa quantidade é facilmente alcançada, visto que a maioria dos brasileiros possui o hábito de se alimentar de ovos, carnes, leite, feijões, legumes e hortaliças. Vegetarianos e veganos precisam de uma atenção especial à dieta para suprir estas necessidades. 



Porém, a quantidade recomendada pode se alterar para os atletas e isso dependerá do nível de atividade, gasto calórico, tipo e duração do exercício, intensidade do esforço e frequência semanal da prática. Logo a ingesta de proteínas tem que satisfazer a demanda metabólica imposta pelo exercício. 



Quanto ao excesso, estudos mostram que a ingestão proteica aumentada pode levar a uma elevação da taxa de excreção da ureia e de creatinina (substâncias presentes no sangue que costumam ser dosadas quando se pretende fazer uma avaliação da função dos rins) e também interferência na filtração glomerular e filtração desencadeando a insuficiência dos rins. 



Devido a todos estes motivos faz-se necessário a orientação de um médico ou nutricionista para uma avaliação quando estiver em dúvida quanto à alimentação e suplementação. 



Gisele Guarino Centenaro – nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário