JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

DESLIZAMENTO EM ROLÂNDIA - DEFESA CIVIL SE MANIESTA

30/12/13 - 11:50 HORAS - Um engenheiro da prefeitura que não quis se identificar ligou agora aqui no Blog  do Farina em nome da defesa civil do município que faz parte, e com relação ao deslizamento de terras verificado na construção de blocos de apartamentos no Jardim União/Monte Carlo, afirmou o seguinte:  1)- O muro de arrimo aparentemente está em boas condições; 2)- o deslizamento com danos materiais e pessoais ocorreu pela falta de "dreno", ou seja, as águas tinham que correr por tubos apropriados e em dimensões proporcionais ao volume de água. Na falta deste "dreno" as águas das chuvas infiltraram no aterro e "estouraram" em um determinado ponto onde pesou mais; 3)- o aterro foi mal compactado agravando mais o problema; 4)- A responsabilidade total é da construtora; 5)- A defesa civil autorizou a remoção de todas as famílias que estavam em situação de risco; 6)- Foi cobrado da construtora responsável uma solução imediata do problema. TEXTO e FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA
COMENTÁRIO: Agradeço muito o telefonema do ilustre engenheiro, que pela sua modéstia, pediu para não ser identificado. É uma honra para mim receber tamanha distinção. É a primeira vez que vejo a Defesa Civil se manifestar em Rolândia...  Eu fui a primeiro pessoa a cobrar a presença de defesa civil no lugar... ( está no meu vídeo)... fico feliz em ver pela primeira vez a defesa civil comparecendo "in loco"  no local de uma tragédia... o problema é que Rolândia nunca teve construções em cima de morros... este morro enorme foi feito por máquinas... com tantos terrenos disponíveis porque escolheram logo este terreno? a solução seria construir menos apartamentos.. com menos aterros.  Ah.. uma pergunta: este terreno foi comprado pela construtora ou doado pelo Município? É que muitos moradores achavam que esta área era destinada para praças, escolas e postos de saúde... JOSÉ CARLOS FARINA
MAIS COMENTÁRIOSMichelle Ribeiro Nassu Fui pessoalmente ver o estrago ontem...é de chorar...são mas de 7 casas condenadas, porque fazem fundo com o barranco...e a chuva pelo visto não vai parar...isso tinha que ir para rede nacional é o cúmulo do absurdo... Essa obra precisa ser interditada... eu jamais moraria nesses prédios e se morasse seria só com um documento assinado por uma junta de engenheiros da prefeitura, caixa e Crea assegurando os danos e perdas, mas acho que nem assim eu me arriscaria....

Nenhum comentário:

Postar um comentário