JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 8 de dezembro de 2013

ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA

Corredores desafiam próprios limites na Prova Pedestre

Evento, que faz parte do calendário de comemorações do aniversário de 79 anos de Londrina, terá 1,5 mil participantes
Gustavo Carneiro
José Trannin usará prova londrinense como preparação para a tradicional São Silvestre
 
O auxiliar administrativo Juliano Fernochi, de Rolândia, de 31 anos, começou a correr há pouco mais de um ano. Seu objetivo era melhorar a saúde. De lá para cá, sua vida mudou muito, e para melhor. Feliz, ele celebra a perda de exatos 32 Kg e nem pensa em parar. "Sou viciado em corrida. Ela mudou tudo na minha vida. Acabou com o colesterol alto, melhorou a autoestima, melhorou tudo", conta ele. 

O rolandense fanático, que atualmente pesa 78 quilos, se junta hoje a centenas de corredores com trajetórias semelhantes na 13ª edição da Prova Pedestre Cidade de Londrina. O evento, que faz parte do calendário de comemorações do aniversário de 79 anos da cidade, terá 1,5 mil participantes de Londrina e região em três provas: 4 Km, 10 Km e 15 Km. A novidade para este ano foi a inclusão de uma caminhada de 4 Km. 

Há quase dois anos praticando atletismo de rua, Fernochi vai participar da prova londrinense pela segunda vez. No ano passado, ele correu os 10 quilômetros e para 2013 resolveu aumentar o tamanho de seu desafio, se inscrevendo para a prova de 15 quilômetros. "É uma corrida que gostei muito de participar e resolvi voltar este ano. Londrina tem um percurso muito bonito, que contorna o lago (Igapó). Tem umas subidinhas também, mas isso a gente se vira", brincou o corredor. 

Evento tradicional no calendário esportivo da cidade, a prova esteve ameaçada de não acontecer devido ao corte de verba que atingiu o esporte em 2013. Tanto que para este ano, a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) optou por dar prioridade aos corredores amadores e não convidou atletas africanos e outros nomes famosos do atletismo de rua brasileiro, como acontecia até o ano passado. A premiação em dinheiro também foi cortada. 

Melhor para os atletas anônimos, que veem outros atrativos. "Geralmente, (a prova) é uma das últimas do ano e é um momento de confraternização, onde a gente reencontra os amigos. É uma reunião dos corredores", cita o comerciante londrinense José Trannin. 

Aos 52 anos, ele vai participar da tradicional prova pela sétima vez. Além de rever os amigos corredores, Trannin quer aproveitar para treinar para a sua segunda participação na prova de rua mais famosa do Brasil, a São Silvestre, marcada para o dia 31 deste mês, em São Paulo. "Gosto sempre de fazer uma comparação com o ano anterior e tentar melhorar. Para este ano, minha meta é também usar como preparação para a São Silvestre", projeta o comerciante. 

A primeira largada, marcada para as 8 horas, será a da prova dos 15 km. Cinco minutos depois largam os participantes dos 10 km, e por último, às 8h10, será dada partida para as provas de 4 km e caminhada. Todas as largadas serão na rotatória das avenidas Maringá e Ayrton Senna.

Rafael Souza
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário