JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 21 de dezembro de 2013

SAL EM EXCESSO É UM VENENO


SAL E SÓDIO SÃO DIFERENTES

Muitas pessoas confundem SAL e SÓDIO, pensando que os dois são sinônimos. Mas, SAL é diferente de SÓDIO.

O SÓDIO é um elemento químico (um metal) presente, naturalmente, em todos os alimentos.

Da combinação química entre o metal SÓDIO e outro elemento químico, CLORO surge o cloreto de SÓDIO (NaCl), uma substância que confere o sabor salgado aos alimentos nos quais é adicionado, conhecido como SAL de cozinha.

No rótulo dos alimentos industrializados está descrita a quantidade de SÓDIO e não de SAL.

Quando o SÓDIO está sozinho ou combinado com outros elementos, pode não apresentar gosto de nada ou ser levemente salgado. Dessa forma, mesmo sem sabor salgado, a quantidade de SÓDIO presente, especialmente nos alimentos industrializados, pode ser muito grande, sem que se perceba.

É o que acontece, nos alimentos industrializados, que contêm:
1. Aditivos alimentares usados para a conservação dos alimentos, nos quais o SÓDIO é combinado formando os conservantes: Nitrito de SÓDIO e Nitrato de SÓDIO;
2. Aditivo alimentar usado para dar destaque de sabor. Nesse caso o SÓDIO é combinado, formando o glutamato de SÓDIO.
Portanto, os alimentos industrializados são sempre riquíssimos em SÓDIO. Por exemplo, uma fatia de peito de peru (um tipo de embutido) contém: os conservantes, o realce de sabor e o SAL.
É MUITO SÓDIO. Olho no rótulo!

IMPORTÂNCIA DO SÓDIO NO ORGANISMO

O SÓDIO não é um veneno. Muitos processos realizados no organismo requerem a presença de SÓDIO: o grande regulador do equilíbrio hidroeletrolítico do corpo, e fundamental para diversos outros processos orgânicos.
Por outro lado, quando em excesso, o SÓDIO pode desequilibrar muitas das funções corporais, resultando em uma série de consequências adversas, incluindo o ganho de peso. Pode-se aumentar de 1,5 a 2,0 kg de peso pela água extra no corpo, devido à ingestão elevada de sódio, por abuso do sal. Muito SÓDIO também pode interferir com as funções renal e digestiva, podendo resultar em mais ganho de peso e, possivelmente, em graves problemas de saúde por acumular toxinas no corpo. O alto teor de SÓDIO pode, ainda, causar elevação da pressão arterial, resultando em hipertensão, que por sua vez estressa o sistema cardiovascular do corpo, levando às doenças cardiovasculares.
Por outro lado, quando em excesso, o sódio atrai água retendo-a no organismo. A água ajuda o corpo a absorver o excesso de SÓDIO e nivela a quantidade desse metal no organismo ao “despachar” seu excesso. Todavia, a ingestão elevada e constante de SAL eleva o consumo de SÓDIO e torna ineficiente este mecanismo natural de “despacho” do corpo, o que resulta em um ganho de peso sob a forma de acúmulo de líquidos.

CONCLUSÃO

Os problemas para a saúde advêm do excesso de SÓDIO. Contudo, SAL contém SÓDIO e, por isso, deve ter seu consumo controlado. Dessa forma, deve-se controlar o consumo de SAL e estar sempre atento ao rótulo dos alimentos industrializados para controlar, em ambos os casos, a ingestão do SÓDIO.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão máxima diária de sódio seja de 2.400 mg, para indivíduos saudáveis.
2. Cada 1000 mg (= 1g) de SAL (NaCl) contém 400 mg do elemento SÓDIO.
3. Lembrar que o SÓDIO está presente naturalmente em frutas, verduras, cereais e carnes. Portanto, o consumo diário de SAL não deve ultrapassar os 5mg (1 colher de chá) = 2.000 mg de SÓDIO, complementando-se os 2.400 mg, da recomendação diária da OMS, com os alimentos em geral.

DICAS PARA REDUZIR A INGESTÃO DE SÓDIO

1. Evitar alimentos processados, especialmente os embutidos;
2. Evitar industrializados e quando consumi-los: olho no rótulo;
3. Evitar as bebidas “Zero e light” contêm alto teor de sódio;
4. Atenção aos rótulos dos alimentos industrializados;
5. Não levar o saleiro para a mesa: SAL contém SÓDIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário