JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 24 de março de 2013

ROLÂNDIA - ESPOSA DE POLICIAL É ATINGIDA POR TIRO ACIDENTAL

FONTE: JORNAL DE ROLÂNDIA

A esposa de um policial foi atingida por um tiro dentro de casa na madrugada deste domingo (24) em Rolândia. 

Segundo informações da PM, a mulher de 21 anos estava guardando a arma do marido quando aconteceu um disparo acidental. 

A vítima foi atendida pelo Siate e encaminhada com ferimento grave sem risco de morte ao Hospital São Rafael. (Com informações do jornal Nosso Dia) 

VÍDEO FARINA e DANIEL STEIDLE ESTREIAM NO CINEMA

ROLÂNDIA - SECRETÁRIOS COMPARECERÃO AMANHÁ?

Como será a rotina amanhã na  prefeitura? O Atual secretariado comparecerá? Sabine já tem nomes para o seu secretariado ou aproveitará os atuais? Se Sabine é candidata à prefeita logo o outro prefeito temporário deverá  em seguida indicar outros nomes. Nova eleição  para a presidência da Câmara deverá acontecer em breve. Imaginem como ficará o andamento dos serviços públicos... Se já estava devagar agora imaginem com tantas indefinições? 

Carnês do IPTU em Rolândia apresentam erros de cálculo


Rafael Fantin - Redação Bonde
Cerca de 30% dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) emitidos em Rolândia apresentam valores acima do que deveria ser cobrado. O problema ocorreu por causa da taxa de limpeza, que passou a ser calculada de acordo com a metragem dos imóveis. 

Segundo o secretário de Finanças, Horácio Negrão, entre 6 mil e 7 mil carnês foram emitidos com os valores errados devido a alteração na cobrança da taxa de limpeza, que tinha valor único até o ano passado. Na nova tabela, o valor cobrado é de no mínimo R$ 75,00 e no máximo R$ 250,00. 

De acordo com ele, a causa do equívoco ainda não foi esclarecida, mas o secretário suspeita de algum problema no lançamento dos cadastros ou no sistema que gera os boletos. "Os proprietários de apartamentos foram os principais prejudicados, já que o sistema calculou a taxa com base na metragem do prédio ao invés da unidade. Os carnês de imóveis mistos, como loja e sobreloja, também apresentaram valores acima pelo mesmo motivo", esclareceu Negrão. Em alguns casos, a diferença do valor cobrado é de até 100%. 

Para resolver o problema, a Secretaria de Finanças, com expediente entre as 12h e 18h, também passou a atender das 8h até as 11h. "Pela procura, acredito que o problema seja resolvido até a próxima semana. Se não, continuaremos com os atendimentos até a normalização", comentou. Os contribuintes que fizeram o pagamento dos carnês com erros de cálculo também devem procurar a Prefeitura de Rolândia para ressarcimento dos valores. 

Os contribuintes têm até o dia 28 para fazer o pagamento dos carnês com desconto. Ao todo, 26 mil boletos foram emitidos.

Jovem embriagado apanha de três homens na madruga de domingo em Rolândia


ODIARIO.COM - JULIANA LEITE
Um jovem de 27 anos foi agredido na madrugada deste domingo (24) em Rolândia (37 km de Londrina). A ocorrência foi registrada na Rua Ouro, na Vila Oliveira, próximo a Igreja Assembleia de Deus.

De acordo com a Polícia Militar (PM), Ademar Ricardo Recalde Mozer levou socos e pontapés de três homens. Os socorristas do Corpo de Bombeiros informaram que ele aparentava estar embriagado. MOzer teve escoriações e contusão no rosto e foi encaminhado para o Hospital São Rafael.

JOVEM DE ROLÂNDIA MORRE EM ACIDENTE HOJE

BONDENEWS

JOVEM DE ROLÂNDIA PERDE A VIDA EM ACIDENTE NA BR 369




Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. 


Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos.

Paulo Cesar da Silva de 27 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente


FARINA RECEBE ELOGIO - SERGIO DE SERSANK


Grande reportagem! Na verdade vc faz um registro importante demais para a posteridade. Meu caro, Farina. Já disse a vc e repito vc tem vocação nata para historiador. Espero ver um dia todo esse teu trabalho reunido em livro, vez que vc tudo faz por resgatar e revelar para os rolandenses e todos os que se interessam pela história da Cidade de Roland, inclusive pesquisadores e historiadores regionais, esses importantes fatos e aspectos da vida dos personagens que fizeram a história do Município.
Cgega a ser emocionante ver aqui a figura e o depoimento do nosso ilustre rolandense, Villanueva,a quem concedemos, há pouco tempo, o título de Cidadão Honorário. Um médico e cidadão que honra a história do Município. Igualmente, nos felicita, ver neste vídeo, saudável, ainda pleno de vigor físico e como sempre otimista, o nosso querido amigo, Narciso Fernandes Bouças Junior, ex-Vereador, ex-Presidente do Legislativo, ex- Secretário Municipal de Planejamento e inspirador das novas gerações de homens públicos rolandenses, por sua conduta sempre ilibada e por seu extremo cuidado em conduzir e orientar a Administração Pública e os políticos em geral. Grandes homens. Grande reportagem. Parabéns!
RESPOSTA: Mais uma vez muito obrigado meu amigo. Você é muito gentil. Sim sou um pouco disso que vc escreveu. Mas o que me motiva mais a fazer o que faço é esta amor doentio por Rolândia e pelo norte do Paraná. Todos devem louvar o seu berço natal. Ainda mais se o berço natal for  tão lindo como Rolândia e o norte do Paraná. Um abraço. Deus lhe pague por estes elogios que recebo como um incentivo a continuar neste resgate da  nossa terra e nossa história. Por estarmos em uma região "nova" fica mais fácil o meu trabalho. Mas  ele tem que ser feito sim pelo fato de  muitos pioeiros estarem ainda entre nós. JOSÉ CARLOS FARINA
EIS O VÍDEO ELOGIADO

NORTE DO PARANÁ - FOTOS

ATÉ JULHO DE 1976 O NORTE DO PARANÁ ERA ASSIM... 90%  DAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS ( SÍTIOS e CHÁCARAS)  TINHAM ESTAS  CARACTERÍSTICAS... TEXTO e FOTOS  By  JOSÉ CARLOS FARINA














PONTE DO CARAMURU PARCIALMENTE INTERDITADA

(24/03/13) Próximo ao Sítio Rosalem. Passagem apenas para carros pequenos e camionetes. Foto by José Carlos Farina

HOTEL ROLÂNDIA MAIS UMA VEZ NA FOLHA DE LONDRINA

FOLHA DE LONDRINA

Norte do PR esquece seus patrimônios

Especialistas alertam que mudanças urbanas são realizadas a qualquer custo, colocando abaixo antigas edificações e apagando a história dos pioneiros




Par­que His­tó­ri­co Dan­zi­ger Hof, em Cam­bé: por­tões tran­ca­dos e ma­to al­to ofus­cam ca­sas doa­das por pio­nei­ros


Construções inovadoras e arranha-céus podem ser considerados um movimento evolutivo necessário às cidades, reflexo de crescimento e progresso. Especialistas alertam, porém, que mudanças urbanas estão sendo realizadas a qualquer custo, colocando abaixo antigas edificações e paisagens, apagando a história e a memória dos pioneiros. Para piorar, não é difícil encontrar objetos culturais abandonados, quando deveriam ser preservados, resguardando assim o passado às futuras gerações. 


A reportagem da FOLHA percorreu alguns pontos de Londrina e cidades vizinhas e constatou que ainda há muito o que fazer - ou mais nada o que fazer - já que, em alguns casos, o descaso resultou em destruição. Alguns exemplos são a ferroviária da cidade de Joaquim Távora, no Norte Pioneiro, a Casa dos Anões, em Londrina, e o Hotel Rolândia, naquela cidade. O Teatro Ouro Verde recebeu verba estadual e será reconstruído conforme seu projeto original, já que era tombado como patrimônio histórico pelo Estado. 


Quem passa em frente a uma das principais avenidas na entrada da cidade de Rolândia vê um edifício residencial sendo erguido no lugar do antigo Hotel Rolândia. A previsão é que daqui a dois anos um prédio de 14 andares e 112 apartamentos ocupe a esquina que já abrigou o histórico hotel - uma construção da década de 1930, toda em peroba, considerada um dos principais marcos da imigração alemã na região. 


Para os moradores do município, uma perda sem igual agravada pelo descumprimento da promessa do patrimônio virar um museu, memorial ou mesmo espaço cultural. 


Na matéria ainda consta uma entrevista com a ML dizendo que as obras do Hotel Rolândia estão atrasadas por causa da ocorrência de uma invasão.


Desconheço tal invasão. As obras estão atrasadas segundo o vigia do canteiro de obras por causa de pagamentos e repasses de verbas que "não saíram conforme combinado".


"Eu fiz a minha parte. Ajuizei uma ação popular contra Johnny pedindo a preservação do Hotel Rolândia. Rolândia é tida como uma cidade culta, mas se não fosse a minha ação, nem as medeiras tínhamos preservado".


Parte final escrita por José Carlos Farina