JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 4 de janeiro de 2014

Temporal provoca alagamento em Londrina

Houve quedas de ao menos seis árvores; Simepar prevê mais chuva para hoje

Saulo Ohara
Trecho da Rua Goiás inundou e motoristas ficaram no prejuízo
Ricardo Chicarelli
Na Travessa Belo Horizonte, árvore atingiu uma casa
Londrina - Uma pancada de chuva que durou pouco mais de 15 minutos no início da tarde de ontem provocou alagamento em vias e queda de árvores no centro de Londrina. Segundo dados do Instituto Tecnológico Simepar, choveu o equivalente a 20 milímetros e os ventos foram superiores a 60 km/h. Pelo menos seis árvores caíram durante o vendaval. 

Na Travessa Belo Horizonte (área central), uma árvore atingiu uma casa, danificando o telhado e a calha. O morador Eduardo Paliarini disse que há dez anos fazia pedidos de erradicação do exemplar junto à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). 

A comerciante Lenita Riccetto salientou que outra árvore a poucos metros dali está na mesma condição e pode cair sobre a casa dela. "O pessoal da Sema fala que não pode arrancar a árvore", reclamou. 

Outras árvores caíram nas ruas Santos e Amapá (área central) e Jonatas Serrano, no Jardim Quebec (zona oeste). Em todos os casos houve apenas danos materiais. 

A gerente de áreas verdes da Sema, Alexsandra Siqueira, enfatizou que cada caso precisa ser avaliado isoladamente. "Não podemos generalizar essas quedas de árvores. É claro que existem casos em que a árvore caiu pela demora de uma equipe da Sema ir ao local para avaliar a situação, mas também pode acontecer de uma árvore sadia cair devido ao vento", ressaltou. 

Alagamentos
A água invadiu a casa da massagista Marilda Aparecida da Silva, de 53 anos, na Rua Alagoas, no centro. Ela culpou a falta de limpeza das galerias pluviais e das bocas de lobo. "Elas não absorvem a água e vem tudo para cima de nossa casa", criticou. O servidor público Renan Fernando Mendola gravou um vídeo do alagamento. "A entrada da garagem de nosso prédio teve de ser adaptada para funcionar como barreira para essas águas, caso contrário a garagem estaria toda inundada", expôs. 

Outros pontos que ficaram alagados foram a Rua Goiás, entre a Pernambuco e a João Cândido, e as avenidas Tiradentes, Leste-Oeste e Dez de Dezembro. A Secretaria de Obras informou que vem realizando a limpeza de galerias pluviais "regularmente". 

O Aeroporto Governador José Richa registrou apenas um atraso entre os 14 voos do dia em função do mau tempo. De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, a previsão para hoje é de chuva provocada por uma frente fria que vem do Oeste do Paraná. 

Nas Unidades Básicas de Saúde, a situação está um pouco melhor do que a registrada no primeiro dia do ano, quando pelo menos quatro delas ficaram alagadas. Os problemas com goteiras persistem e uma equipe de manutenção da prefeitura já passou pelos locais para desentupir as calhas e trocar telhas quebradas. 

A Copel informou que mais de 3 mil casas ficaram sem luz. Até o fechamento da edição, a energia não havia sido restabelecida.

Vítor Ogawa
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário