JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ONU pede ao Vaticano que denuncie Padres pedófilos

Santa Sé informou que vai submeter acusações a "minuciosos estudos"

São Paulo – Um relatório do Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos da Criança pede que o Vaticano afaste de seus cargos todos os integrantes do Clero que abusaram sexualmente de crianças e os denuncie à Justiça. Já o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, por sua vez, disse que a Igreja afronta os casos de pedofilia "com transparência". 

O comitê pede à Santa Sé para "afastar de imediato de suas funções todos os autores conhecidos e suspeitos de abusos sexuais de crianças, assim como denunciá-los às autoridades competentes para que os investiguem e sejam processados". 

O relatório foi divulgado após uma audiência realizada no mês passado em Genebra, em que os membros da comissão, composta por 18 especialistas em direitos humanos de todo o mundo, questionaram o Vaticano sobre sua política contra a pedofilia. 

No relatório, a comissão afirma que a Igreja Católica não fez o suficiente para cumprir o seu compromisso de erradicar a pedofilia. 

"O comitê da ONU sublinha a sua profunda preocupação com o abuso sexual de crianças por membros de igrejas católicas que operam sob a autoridade da Santa Sé", aponta o relatório. 

"A Comissão está muito preocupada que o Vaticano não reconhece a extensão dos crimes cometidos, não tomou as medidas apropriadas para lidar com casos de pedofilia nem tomou medidas para proteger as crianças", acrescenta. 

O relatório critica especialmente a política de trocar padres pedófilos de paróquia, uma prática considerada tentativa de encobrir os crimes e evitar que os autores sejam julgado pelas autoridades civis. 

De acordo com o relatório, "a prática tem permitido a muitos sacerdotes permanecerem em contato com as crianças e continuarem a abusar delas". 

Vaticano
Em encontro da Conferência Episcopal Espanhola, Federico Lombardi disse que a Igreja afronta os casos de pedofilia com transparência e explicará nas próximas semanas o funcionamento de uma comissão criada para preveni-los. 

A Santa Sé disse em comunicado que irá submeter a "minuciosos estudos e exames" as acusações recebidas da ONU, mas também vê as ações como uma "tentativa de interferir no ensinamento da Igreja Católica, sobre a dignidade das pessoas e no exercício da liberdade religiosa", no que diz respeito a pontos do relatório relacionados aos ensinamentos da Igreja sobre anticoncepcionais e aborto.

Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário