JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

POLÍCIA ATIRA NO HERÓI

Cliente pega arma de assaltante e é baleado por policial em Lajeado

Ação do homem, que possui cursos na área de segurança pública, teria confundido os policiai

Fernanda da Costa fernandadacosta@zerohora.com.br

Um cliente de uma lotérica em Lajeado, no Vale do Taquari, foi ferido a tiros por um policial militar durante um assalto. Na tentativa de imobilizar o bandido, o homem resolveu pegar a arma dele, o que teria confundido os policiais.

De acordo com o capitão Rogério Armando Bueno Hoffmann Filho, a Brigada Militar recebeu uma ligação por volta das 16h30min de sábado informando que a lotérica, localizada no bairro Florestal, estava sendo assaltada. Uma equipe, que estava próxima ao local, foi enviada para atender a ocorrência.

Quando o assaltante saiu da lotérica, teria visto os policiais e resolveu voltar ao local. Clientes relataram à BM que ele largou a arma e se jogou no chão, com as mãos na cabeça. Um dos clientes, Fábio Johnes Cardoso, 26 anos, que possui cursos na área de segurança pública, resolveu pegar arma e teria apontado para o assaltante, na tentativa de imobilizá-lo. 

Quando os policiais militares entraram no estabelecimento, viram o cliente com o revólver. Filho relata que um dos policiais ordenou que ele largasse a arma, mas o homem resolveu se virar e o policial acabou atirando. O cliente foi ferido com dois tiros na perna, um no abdômen e um no peito, conforme a família.

— Segundo nosso treinamento, se alguém está segurando uma arma e não oferece risco ao policial, temos de verbalizar com a pessoa. Mas quando a arma é apontada na direção do policial, isso o autoriza a atirar, pois ele está correndo risco de morrer — explica o capitão.

Depois da ação, as pessoas que estavam na lotérica relataram à BM que o homem ferido era na verdade um dos clientes e que o assaltante era o homem que estava no chão. O cliente foi socorrido e encaminhado ao Hospital Bruno Born, onde passou por cirurgias e segue internado na UTI, em estado estável.

A mulher dele, Cristiane Isabel Soldi, 19 anos, conversou com o marido na manhã deste domingo. Segundo ela, Cardoso contou que os policiais entraram na lotérica atirando e que não pediram para ele baixar a arma:

— Atualmente ele trabalha no comércio, mas tem vários cursos na área de segurança, como segurança bancária, autodefesa desarmada e ainda serviu quatro anos no Exército. Não é uma pessoa despreparada para este tipo de situação, mas poderia ter morrido. Me disse que ninguém atira no peito para imobilizar uma pessoa.

O major Ivan Silveira Urquia, comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Lajeado, não quis dar detalhes sobre o caso e explica que a BM deve instaurar um inquérito na segunda-feira para investigá-lo. A ação do policial militar será analisada peloComando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari

O assaltante, que possui registros policiais por roubo e tráfico de drogas, foi preso e encaminhado ao presídio de Lajeado. A ocorrência foi registrada na Polícia Civil, que também deve investigar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário