JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 27 de março de 2014

NORTE DO PARANÁ - A TERRA PROMETIDA - NOVA CANAÃ - ELDORADO

NELSON THOMASI

A mais fantasmagórica expressão do discurso "Norte do Paraná" e da ideia / imagem sobre  a região norte-paranaense foi feita por Vicente BARROSO (1956, p. 7), respondendo à  questão que ele mesmo formula: O que é o famoso Norte do Paraná ?: 
"Geograficamente, é toda a região norte deste Estado, compreendida  entre os rios Paranapanema, Itararé, Paraná e os baixos: Cinzas, Laranjinha, Tibagi, Ivaí, Piquiri. 
Historicamente, é toda a vasta região conhecida pelos Jesuítas, pelos  espanhóis e pelos Bandeirantes, sob o célebre nome de Guaira, nos  tempos dos chefes índios Guairaçá e Taiobá. 
Geologicamente, o Norte do Paraná é a continuação das magníficas  terras roxas do Estado de São Paulo, prolongando-se pelo sul do Mato  Grosso, indo terminar além da foz do Iguaçu, em Santa Rosa, Rio Grande  do sul. 
Etnologicamente falando, é ele a mais viva demonstração do quanto pode o braço nacional, auxiliado, de quando em vez, pelo braço estrangeiro, e  orientado por entidades, competentes. 
Socialmente, o Norte do Paraná é o "tira-teima" de muita doutrina  fazendeira antiquada; o feliz consórcio de muitas e muitas raças, a prova  dos noves fora de um complexo social com o que os governos terão muito  que fazer, e cuja solução põe em jogo os mais espertos sociólogos; visto que, semelhante movimento demográfico em nossa Pátria, nunca se deu e 18 talvez nunca mais se dará. Qualquer teoria, qualquer sistema, qualquer  tabela tendente a resolver o problema econômico-social no Norte  paranaense, esbarra logo com mil e uma dificuldades desconhecidas  noutras regiões. Só mesmo quem vive lá é que poderá ter alguma vaga  ideia do que seja este "Eldorado". 
Por fim, o famoso Norte do Paraná é a Nova Terra Prometida, a nova  Canaã, onde todo o mundo espera fazer fortuna rápida e facilmente... É a  terra onde, em verdade, se pisa sobre o dinheiro...É um presente do Céu às pessoas de boa vontade. É uma chama do Inferno para aqueles que só  visam a exploração indébita, anti-humana, anti-nacional, tomando a vida  impossível lá onde ela deveria ser a mais fácil em todo o território nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário