JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 28 de abril de 2014

DENGUE DE ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA DE AMANHÃ

Médico diagnosticado com dengue morre em Londrina

Samara Rosenberger - Redação Bonde


Depois de 15 dias, mais uma pessoa diagnosticada com dengue morreu na manhã desta segunda-feira (28), no Norte do Paraná. Tertulino Aires Neto, 71 anos, médico morador de Rolândia, faleceu por volta das 6h20. Ele estava internado no Hospital do Coração de Londrina desde o dia 21 de abril. 



De acordo com a assessoria do hospital, a dengue foi confirmada mediante exames realizados pelo corpo médico durante o período de internação. Além disso, ele sofria de problemas cardiovasculares e pulmonares. Ainda segundo a assessoria, não é possível determinar que a dengue tenha sido a causa principal da morte, mas um dos fatores que a ocasionou. 

À reportagem do Portal Bonde, a Secretária de Saúde de Rolândia, Gisele Tolini Rosa de Freitas, disse que o médico tinha uma notificação de dengue, mas negou ter conhecimento da confirmação. "Não tive acesso ao exame de sangue para passar a informação", afirmou. De acordo com ela, foram aplicadas medidas preventivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti na região central, na qual residia a vítima. "Fizemos o trabalho químico e mecânico e conseguimos quebrar a cadeia de transmissão no local", completou. 

Até agora, o município contabiliza 222 notificações e 54 casos confirmados da doença. No dia 13 deste mês, houve o primeiro registro de morte de um homem de 58 anos. Apesar disso, a gestora da pasta descarta epidemia. "Estamos com um surto de dengue e em estado de alerta, mas só declaramos epidemia a partir de 180 casos confirmados", explicou. 

A administração da 17ª Regional de Saúde deve acessar o prontuário da vítima e iniciar as investigações.

Processo seletivo de agentes 

No último dia 23, a Prefeitura de Rolândia abriu processo seletivo para contratar 20 novos agentes endêmicos que atuarão no combate à proliferação do mosquito. O objetivo é fazer a remoção imediata de criadouros e aplicação de larvicida através de equipamentos costais. 

Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Monteiro Lobato, 300, 1° andar, até as 17 horas desta segunda-feira. O formulário de inscrição pode ser obtido também pelo site oficial da prefeitura: www.rolandia.pr.gov.br, onde consta o edital completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário