JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 16 de maio de 2014

CINE ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA

FOLHA DE LONDRINA

Um cinema que marcou época


Documentário em curta-metragem sobre o extinto Cine Rolândia, dirigido pela historiadora Carolina Gorla, será exibido pelo Canal Futura

Divulgação
Carolina Gorla quer deixar um documento audiovisual de uma sala de cinema que marcou época em sua cidade e que sua geração não conheceu
Um documentário em curta-metragem produzido por uma historiadora de Rolândia (PR) foi selecionado pelo Canal Futura para ser exibido no programa Sala e Notícias. O filme, "Expedicionários de um Tempo Bom", narra a trajetória do extinto Cine Rolândia, sala de projeção pioneira do vizinho município, aberta na década de 60 e fechada em 1985. 


A produção tem roteiro e direção de Carolina Gorla, formada em História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e pós-graduada em História Cultural pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), de Curitiba. Ela realizou o documentário como um trabalho de conclusão do curso de especialização em Cinema Documentário oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. 

O curso durou dois anos – de 2012 a 2013. Entre os professores estavam profissionais de renome do cinema nacional, como Eduardo Escorel, João Moreira Sales e Eduardo Coutinho (falecido recentemente), além de historiadores como Bernardo Buarque de Holanda. A ideia de fazer o filme surgiu depois que ela apresentou uma primeira – e frustrada – proposta de tema para seu orientador. "Seria um filme sobre uma roda cultural chamada Amalgama que acontece na praia de Botafogo, unindo os " dois Rios" o da Zona Norte e o da Zona Sul, através das rimas e do rap", conta. 

"A proposta não causou entusiasmo, acabei desistindo da ideia. Por alguns dias pensei bastante e num desses dias fui questionada por um professor se exibiria no cinema da minha cidade natal o documentário. Foi quando pensei "não temos cinema", e não temos mesmo! Sempre ouvi histórias dos meus pais sobre a grande sala que existiu no centro da cidade. Foi ela que protagonizou o cenário cultural de Rolândia nas décadas de 60, 70 e 80. Mas, no contexto de fechamentos de salas de cinema em todo Brasil, principalmente no interior, ela fecha em 1985. Eu nasci em 1988, porém a memória em torno dessa sala sempre foi tão presente que é como se tivesse conhecido. Não só os meus pais, mas os seus amigos e os meus tios, enfim existe uma memória muito presente. Foi então que pensei que isso tudo daria um filme, eu reuniria história, memória e por fim o cinema, e documentaria algo que minha geração não conheceu". 

Com 16 minutos de duração, o filme traz depoimentos de pessoas que frequentaram a sala. Para encontrar os antigos espectadores, Carolina publicou um anúncio no jornal de Rolândia procurando pessoas dispostas a narrarem suas memórias relacionadas ao lendário cinema. "Tudo começou com um frequentador apaixonado que fez questão de dizer que foi o último a sair da sala, na última exibição", lembra. "O filme era 'O feitiço de Áquila'. Ele possui um acervo grande com os cartazes, folhetos, etc. Entrevistei também uma mulher que morou no cinema com o gerente dos últimos anos da sala, teve uma filha com ele e, quando cinema fechou, ele foi embora e até hoje não tem contato. Conversei com a bilheteira, que não quis falar muito. Conversei com um ex-jogador de futebol que, quando criança, engraxava sapatos para entrar no cinema e assistir os craques que passavam no canal 100. Minha mãe também aparece no filme. Esses são os personagens que entraram no filme, conversei com outros". 

A fotografia de "Expedicionários de um Tempo Bom" é de José Dias Lima e a edição ficou nas mãos de Daniel Gonçalves, com passagem pela TV Globo e proprietário da produtora independente carioca Seu Filme. Foi através da produtora que Carolina inscreveu o documentário na seleção do Canal Futura. A produção está em processo de finalização e deverá ser exibida pelo emissora em julho. Antes, no próximo mês, o filme será visto em Rolândia durante as comemorações dos 80 anos do município.

Nelson Sato
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário