JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 16 de maio de 2014

ROLÂNDIA - SE APROVAR O CHUMBO O CASO VAI "FEDER"


E A POPULAÇÃO QUIETA, 
VAI ACEITAR TUDO ISSO SILENCIOSAMENTE?

Sobre o Código de Postura da “não necessidade de mudança de zoneamento para indústrias virem ao campo” (publicada em jornal de Rolândia): Quer dizer, qualquer indústria pode se instalar em Zona Rural?... Essa “manobra” foi feita para levar à Zona Rural as indústrias que hoje já poluem suspeitam Vereadores de Rolândia...

Em termos práticos isso significa que talvez os vereadores agora vão se “esforçar” para que “apenas ZI-1” (para negócios menos nocivos) seja aprovado...
O negócio do chumbo precisa de ZI -2 (negócios nocivos)... Mas ai também esta uma potencial armadilha: o negócio do chumbo vai começar “apenas” com caixinhas plásticas de baterias (ZI 1) e depois evoluir para reciclagem de baterias, apostando que no decorrer do tempo ninguém mais vai exigir a classificação ZI 2... (Um conselheiro do COMDEMA alertou para isso). A brincadeira já foi longe demais... Quantos absurdos: 

1. O absurdo do procedimento do IAP com a licença (veja abaixo texto)
2. O absurdo de “Audiência Pública” prevista para o dia 22, sem o devido preparo
3. O absurdo de segredo há anos sobre o negócio do chumbo, 
4. O absurdo de um Código de Postura (que agora foi “desencavado” por juristas...)

Com tantos absurdos em Rolândia era hora dos Vereadores serem “cobrados“ pela população a instalarem imediatamente um “Estado de sítio”.
Ora:

1. Precisamos de clareza com o negócio do chumbo previsto e os já existentes! (Um vereador disse que os ambientalistas parecem “histéricos”, “porque não verifiquem que já há chumbo em Rolândia?”) 
2. Este Código de Postura??? Quem fez, o que diz???... Será que não há leis superiores? O Plano Diretor, por exemplo, que dá ordenamento ao Município?
3. E a categoria do AGRONEGÓCIO, como fica nisso tudo com tanta instabilidade? As pessoas investem, trabalham, geram riquezas e empregos e não podem simplesmente sumir debaixo de poluição (Curtume, Graxaria, Lixão (aterro sanitário), chumbo...)
4. Ao lado disso Rolândia está literalmente sumindo debaixo de lixo, ameaçada por Dengue, com um hospital precário e SEM FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL!
A lista poderia continuar...

Acreditamos que os Vereadores possam tomar a frente, não pelo agricultor, mas pelo município que parece estar desgovernado...
_____________
Mas que barbaridade!!!!!!

Veja este trecho do Jornal de Rolândia:

IAP

A reportagem do JR conversou com o chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná de Londrina, Raimundo Maia, o Ceará, sobre a concessão da Licença Prévia para a instalação da fábrica de baterias. “Não havia a existência de nenhum impedimento e o técnico foi até o local e viu que é possível a concessão da licença prévia. Agora, o empresário precisa ter tudo certo para que possa conseguir as outras duas licenças: de Instalação e Operação”, afirmou Ceará. “A licença prévia não quer dizer que a indústria será instalada. Se algo estiver diferente dos parâmetros dos projetos, terá que ser corrigí-los”, ressaltou o chefe do IAP.
(destaco)

Desculpe o termo, mas que fuleragem é essa? 

O técnico, ou seja, no singular, uma pessoa só, sozinho, foi até o local deu uma olhadinha, achou que não havia nenhum impedimento e decidiu, qual deus da verdade, que poderiam, eles do IAP, dar a LP. Simples assim!!!
Este técnico do IAP, SOZINHO, pretende substituir, por exemplo, eng. civis, eng. químicos, eng. florestais, geógrafos, geólogos, eng. agrônomos, sociólogos, médicos (medicina do trabalho/ impactos), biólogos e mais vários técnicos que deveriam fazer estudos da viabilidade do empreendimento. 
Para isso serve o EIA/RIMA. Será q o cara supre toda essa gama de conhecimentos? É algum gênio?
E a população quieta, vai aceitar tudo isso silenciosamente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário