JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 31 de julho de 2014

IAP CONCEDE PRAZO PARA DESCARTE DE ENTULHOS EM LONDRINA

13/05/2014 -

IAP dá prazo para CMTU regularizar descarte de resíduos em Londrina

Guilherme Batista - Redação Bonde


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) voltaram a discutir a situação dos ecopontos de Londrina na tarde desta terça-feira (13). O órgão estadual deu 30 dias para que o município regularize o descarte de resíduos na cidade. O IAP quer que a CMTU substitua os ecopontos pelos chamados Postos de Entrega Voluntária (PEVs). 


Saulo Ohara/Equipe Folha




A alternativa foi anunciada pela CMTU no ano passado, mas ainda não saiu do papel. A companhia alega que não tem dinheiro para fazer a substituição dos ecopontos pelos PEVs. O projeto de implantação dos postos tem custo aproximado de R$ 600 mil. 



A situação dos ecopontos voltou à tona nesta semana depois de um deles, localizado no conjunto Nova Conquista (zona leste), ter sido incendiado. Outro local, que fica no jardim Primavera (região norte), está abarrotado de lixo. O único ecoponto apto a receber resíduos em Londrina atualmente fica localizado no jardim Santa Rita V (zona oeste). 



O IAP informou que se a CMTU não apresentar o projeto dos PEVs em 30 dias, vai poder ser notificada e até multada pelo órgão. O instituto destacou, ainda, que nenhum dos ecopontos de Londrina têm licença ambiental. As autorizações venceram em abril e não foram renovadas. 



O IAP também chama atenção para um dado preocupante: o número de pontos de descarte irregular subiu de 249 para 305 em Londrina do ano passado para cá. (com informações do repórter Vitor Ogawa, da Folha de Londrina)

CLIQUE E VEJA O VÍDEO DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário