JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

OKTOBERFEST ROLÂNDIA - COZINHA DA DONA ADA NA FOLHA

FOLHA  DE LONDRINA

SABORES - Delícias da culinária alemã

Pratos típicos, releituras e novidades gastronômicas fazem parte do cardápio de origem germânica que vem agradando o paladar dos brasileiros

Joelho de porco, bisteca defumada, marreco recheado e salsicha estão entre os pratos mais apreciados por aqui.(ROLÂNDIA)
 
Para atender ao paladar do público da Oktoberfest de Rolândia, a batata vem em formato de purê; a maçã, em fatias; e o chucrute ganha novos temperos
Saulo OharaSaborosa e normalmente com um toque agridoce, a culinária alemã há anos caiu no gosto dos brasileiros, e no mês de outubro ganha um destaque a mais influenciada pela tradição das festas folclóricas alemãs realizadas nesse período. Joelho de porco ("Eisbein"), bisteca defumada de porco ("Kassler"), marreco e pato recheados, chucrute e doce de maçã fazem parte desse cardápio delicioso que também vem ganhando releituras e inovações.

Cozinheira de mão cheia, Ada Reis há 22 anos é responsável pelos pratos típicos servidos na Oktoberfest de Rolândia, que neste ano chega à sua 26ª edição – a abertura foi realizada ontem e a festa segue até domingo, com uma série de atrações.

Apesar de não ser de origem alemã, dona Ada – como é mais conhecida – conta que foi com alemães que aprendeu a cozinhar os pratos típicos. "Comecei como ajudante de cozinha nas primeiras festas alemãs realizadas na Igreja Luterana de Rolândia e não parei mais. O meu tempero é mais 'chegado' que o dos alemães, que normalmente usam um tempero mais suave, mas quem come da minha comida não se arrepende e sempre recebo elogios, até mesmo dos alemães", garante.

Um dos seus pratos mais elogiados é o Eisbein, feito com joelho de porco cozido e assado, chucrute, purê de batata e doce de maçã. "Fica tão saboroso que as pessoas costumam me perguntar se a carne é defumada. Cozinho o joelho de porco por aproximadamente cinco horas em água temperada com louro e vários tipos de pimentas em grãos. Depois de estar bem cozido, a carne é assada até ficar pururuca. Fica uma delícia e a carne desmancha na boca", conta.

O chucrute (conserva de repolho fermentado) feito por ela também é incrementado com bacon picado, manteiga, maçã e molho inglês. Já o doce de maçã é servido em fatias, diferente do tradicional purê de maçã. "Havia muito desperdício do doce de maçã tradicional e o público aprovou o doce dessa forma, garantido assim o toque agridoce do prato", observa. "O purê de batata também tem melhor saída do que as tradicionais batatas cozidas", acrescenta.

Kassler (bisteca defumada), Salsicha Bock (salsicha artesanal vermelha e branca), marreco recheado, chuleta assada (bife de contrafilé bovino) e frango assado também fazem parte do cardápio servido durante a festividade em Rolândia.
Ana Paula Nascimento
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário