JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 19 de outubro de 2014

ROLÂNDIA - OKTOBERFEST E TRADIÇÕES ALEMÃS - HISTÓRIA e FOLCLORE

FOLHA DE LONDRINA

Tradições alemãs por meio da música e da dança

Rolândia é uma cidade colonizada e construída por imigrantes de diversas nacionalidades, mas a colônia alemã é sem dúvida a que mais se destaca e com ela vem a gastronomia, as festas e é claro, a música e a dança. Empolgante e rica, a dança alemã chama atenção pelos passos diferenciados dos homens e pela alegria dos casais. As roupas são um show à parte. Coloridas, bordadas e cheias de detalhes, elas têm significados que variam conforme a região da Alemanha que representam.

Para celebrar as tradições, foi montado em 1988 em Rolândia o grupo Rotkappen de dança Alemã, o objetivo inicial era se apresentar na primeira Oktoberfest, mas os integrantes gostaram da ideia e continuaram os ensaios e as apresentações em outras festas e eventos. De lá para cá a formação dos integrantes foi mudando e hoje, além dos 15 casais um novo grupo foi formado. "Nos reuníamos para ensaiar e levávamos as crianças. Elas ficaram animadas e quiseram montar um grupo infantil que hoje nos acompanha em algumas apresentações", comenta a coordenadora cultural do grupo, Ângela Eloisa Gair. De acordo com ela, o interesse das crianças é o grande trunfo do grupo. "Quando vemos que a tradição se perpetua nós ficamos felizes", aponta.

Os primeiros integrantes do grupo eram de origem alemã e aprenderam os passos com dançarinos que já atuavam na cidade de Maringá. Hoje a maioria dos integrantes não tem ligação genética com a Alemanha, mas nem por isso o empenho e a dedicação são menores. "Todos os anos vamos para Gramado (RS) fazer um curso de dança para aprimorar o nosso trabalho", salienta Ângela. Ela acrescenta que o curso é ministrado por professores que vêm da Alemanha com o objetivo de transmitir com fidelidade a cultura daquele país.

A coordenadora destaca que as danças e os trajes típicos são todos pesquisados. A cor das flores, os detalhes dos vestidos, tudo tem um significado dentro da cultura alemã. Nas apresentações, os trajes e a dança são explicados para o público. Um traje especial tem representadas as araucárias para simbolizar o Paraná e o café que faz referência à Rolândia. "Este acabou se tornando o traje oficial do nosso grupo", comenta Ângela.

Serviço:
Quem quiser saber mais sobre o grupo pode entrar em contato com a Ângela pelo telefone 3255-5143.
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Há 26 anos, o grupo Rotkappen divulga a dança e a música alemã em festas e eventos

Michelle Aligleri
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário