JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

10 homens presos em Rolândia ontem

FOLHA DE LONDRINA

Dez homens são presos com 150 aves silvestres

Celso Pacheco
Animais eram mantidos em cativeiro e tinham anilhas falsas ou adulteradas. Rolândia - Dez pessoas foram detidas e 150 aves silvestres foram apreendidas em 13 residências diferentes em Rolândia (região metropolitana de Londrina) durante uma operação da Polícia Ambiental deflagrada por volta das 6 horas de ontem, que mobilizou 25 policiais. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências do centro, Vila Oliveira, e Domingos Neves. A Operação Anilha 2 investigava denúncias de crimes de manutenção ilegal de aves em cativeiro e uso de anilhas falsas ou adulteradas. As anilhas são uma espécie de pequenos anéis que são colocadas nas aves com número de identificação do Ibama autorizando sua criação em cativeiro. Foram encontrados curiós, trinca-ferros, azulões, sabiás, tico-ticos, canários-da-terra, coleirinha, entre outras aves. Eles assinaram um termo circunstanciado e responderão pelo artigo 29 da lei 9.605 de crimes ambientais.

Segundo o sargento Reinaldo Vasconcelos dos Anjos, coordenador da operação, essas verificações são realizadas rotineiramente, mas havia um acúmulo de mais de cem denúncias e a equipe precisou priorizar dez delas. Até o fechamento desta reportagem, a Polícia Ambiental ainda não havia identificado se havia uma relação entre todos esses criadores e se eles faziam parte de uma mesma quadrilha. As aves, que ficaram na tarde de ontem provisoriamente nos corredores do 15º Batalhão de Polícia Militar de Rolândia, serão encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde serão submetidas a uma triagem e posteriormente serão colocadas em quarentena. Depois deste período, as que tiverem condições serão reinseridas na natureza e as que não puderem ser soltas continuarão engaioladas e permanecerão presas até que se readaptem ao ambiente.

A ação de ontem é continuação da operação Anilha 1, que foi realizada em Arapongas em novembro deste ano e que resultou na detenção de nove pessoas e a apreensão de 120 aves silvestres.

CONTRABANDO DE CIGARROS

Durante a fiscalização a equipe também encontrou uma carga de mais de cinco mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. Os maços de cigarro foram encaminhados para a Receita Federal e a o responsável pela mercadoria deve responder pelo crime de evasão de divisas. Vítor Ogawa - Reportagem Local
COMENTÁRIO: Depois destas prisões espera-se que acabe com esta prática boba de prender pássaros silvestres em Rolândia e em todo o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário